Servidores da Agência Goiana de Defesa Agropecuária – Agrodefesa, principalmente profissionais que atuam nas linhas de frente da inspeção e fiscalização de frigoríficos, laticínios, empresas fabricantes de produtos de origem animal e também nas áreas de fiscalização animal e fitossanitária, começaram nesta segunda-feira, dia 13, a fazer testes para a Covid-19. Em Rio Verde, 27 servidores das unidades Regional e Local da Agência fizeram coleta de material, que foi encaminhado ao laboratório e cujo resultado é esperado para quarta-feira, dia 15. A viabilização dos testes resulta de acordo da Agrodefesa com a Secretaria de Estado da Saúde e prefeitura de Rio Verde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Outra iniciativa será realizada na quarta-feira, dia 15, data em que servidores que atuam na sede e nos laboratórios em Goiânia e em municípios mais próximos da capital, vão coletar materiais para exames no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás. A UFG atendeu pedido formulado pela Agrodefesa, levando em conta a necessidade de acompanhar e testar a saúde dos profissionais do órgão. Contudo, serão contemplados com exames apenas servidores que estejam sintomáticos ou que tiveram algum contato com pessoas infectadas pela Covid.
O presidente da Agrodefesa, José Essado, informa que há dias a Agência vem adotando providências para viabilizar testes aos seus servidores, especialmente para os que atuam nas linhas de frente da inspeção e fiscalização. Foram enviados ofícios com pedidos à Secretaria da Saúde do Estado, indústrias, UFG e outras instituições, com esse objetivo. A medida é fundamental para a saúde dos profissionais e importante para tranquilizar a população quanto à segurança do trabalho realizado. “Vamos continuar buscando alternativas para que todos os servidores sejam testados, considerando principalmente a essencialidade dos serviços que desempenham”, afirma Essado.
Mais testes
Outros testes foram realizados por servidores de unidades do interior na semana passada. Na Unidade Local de Mineiros, uma servidora foi testada e teve resultado positivo. As medidas sanitárias de isolamento e tratamento foram adotadas. Por conta disso, todos os demais servidores foram testados, com resultado negativo. Na Unidade Local de Itajá, um médico veterinário fez teste após ter contato com pessoa contaminada, mas o resultado foi negativo. Na Unidade Local de Quirinópolis, o fiscal inspetor do frigorífico foi testado e apresentou resultado negativo.
Em várias localidades, unidades Regionais e Locais da Agência estão passando por desinfecção, resultado de parcerias com prefeituras municipais. Em Rio Verde, houve desinfecção dos prédios das unidades Regional e Local, trabalho realizado pela prefeitura. Mesma medida foi adotada nas unidades Regional e local em São Luís de Montes Belos, também com apoio da prefeitura municipal. Os coordenadores das Unidades Regionais e os responsáveis pelas Unidades Locais estão empenhados e buscam parcerias com municípios e empresas para que a desinfecção periódica ocorra em todas as localidades.