Georgeo Passos denuncia agravamento da falta de água em municípios e cobra ação do Governo

Publicado em: 21/10/2025 14:01

Durante pronunciamento na Sessão Plenária desta terça-feira (21), o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para apresentar denúncias e apelos recebidos da população sobre a grave situação do abastecimento de água em diversos municípios do Estado. O parlamentar também abordou temas relacionados ao auxílio-funeral dos servidores do SAMU e uma denúncia de coação envolvendo um policial penal no município de Ribeirópolis.

Desabastecimento de água

O parlamentar iniciou seu discurso destacando os frequentes relatos de desabastecimento de água no interior sergipano. Georgeo compartilhou mensagens enviadas por moradores de Ribeirópolis, Poço Verde e Nossa Senhora do Socorro, evidenciando o sofrimento de centenas de famílias que, segundo ele, vivem “situação desesperadora”.

“Recebi uma mensagem de um morador do bairro Alto da Alegria, em Ribeirópolis, relatando que há mais de 15 dias dezenas de famílias estão completamente sem água. São pessoas que não conseguem realizar tarefas básicas do dia a dia, como cozinhar, lavar roupa ou tomar banho”, disse.

Em tom de apelo, o deputado cobrou ações da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) e da empresa Iguá Saneamento, responsável atualmente pela concessão dos serviços de água e esgoto no estado.

“Mais uma vez fazemos um apelo à Agrese, que tem o dever de fiscalizar essa concessão, e também à própria Iguá, que não maltrate o povo de Ribeirópolis. Ainda nem chegamos ao verão, e já vemos esse cenário crítico em praticamente todos os municípios sergipanos”, lamentou.

Georgeo Passos também voltou a criticar a venda da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), destacando que a promessa de melhoria com a privatização não tem se concretizado.

“O governo dizia que a venda da Deso traria melhorias, mas até agora o que temos é uma piora. Em cidades como Dores, os moradores reclamam não só da falta d’água, como também do aumento da fatura com a cobrança da taxa de esgoto, que chega a 80% do valor da conta”, destacou.

Poço Verde: povoado Tabuleirinho sofre com esquecimento no mapa do abastecimento

Outro relato trazido pelo deputado veio do povoado Tabuleirinho, no município de Poço Verde. Segundo a denúncia recebida, a comunidade de mais de 2 mil habitantes estaria excluída do planejamento de abastecimento da empresa Iguá, tornando mais grave a situação local.

“Os caminhões-pipa não suprem a demanda, e a informação que chegou à população é que o povoado sequer está no mapa da Iguá. Isso é inadmissível. O sofrimento continua e precisa de providências urgentes”, enfatizou.

Auxílio-funeral para servidores do SAMU

Georgeo Passos também utilizou a tribuna para tratar do projeto de lei aprovado pela Alese que concede auxílio-funeral de R$ 5 mil aos servidores do SAMU da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A medida visa corrigir uma defasagem em relação ao benefício já concedido aos trabalhadores da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

Entretanto, o parlamentar criticou o fato de o Governo do Estado, no dia seguinte à aprovação do projeto, ter atualizado o valor do auxílio para os demais servidores estaduais para R$ 7.453,74, sem incluir os profissionais do SAMU-SES.

“Mais uma vez, os trabalhadores do SAMU se sentem preteridos. Há anos lutam por igualdade de direitos, e agora, mesmo com a aprovação da lei, seguem em desvantagem. É preciso que o governo envie novo projeto à Alese, garantindo isonomia no valor do benefício para todos os servidores estaduais”, defendeu.

Denúncia de coação em Ribeirópolis

Em outro ponto do discurso, o deputado Georgeo Passos compartilhou uma denúncia feita pelo ex-vereador Ademir Gari, seu aliado político em Ribeirópolis. Segundo o relato, um policial penal teria tentado coagir o ex-parlamentar, durante o expediente de trabalho, como forma de intimidação política.

“É grave o que está acontecendo. Um agente da lei, supostamente a serviço da gestão municipal, agindo para intimidar quem denuncia irregularidades na Prefeitura. Já orientei o ex-vereador a registrar boletim de ocorrência, e levaremos o caso à Secretaria de Justiça”, afirmou Georgeo.

De acordo com o parlamentar, o servidor citado já teria histórico de indisciplina dentro da Secretaria de Justiça. O deputado pediu também que a Corregedoria da pasta apure com rigor os fatos denunciados.

“É inaceitável que um policial penal, fora do exercício da função, use sua posição para intimidar um cidadão. Esperamos que essa atitude seja investigada e que o prefeito de Ribeirópolis não tenha relação com esse episódio lamentável”, concluiu.

 

Foto: Jadilson Simões / Agência de Notícias

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SE

Compartilhar

Faça um comentário