Evento pré-COP em SP reúne mais de 500 palestrantes nos dias 4 e 5 de novembro

Publicado em: 27/10/2025 18:10

O Summit Agenda SP + Verde transformará São Paulo, nos dias 4 e 5 de novembro, no epicentro de um grande debate sobre desenvolvimento sustentável. O evento acontecerá no Parque Villa-Lobos, onde uma mega estrutura está sendo preparada para receber cerca de 500 palestrantes e 10 mil pessoas nos dois dias.

No palco principal, com capacidade para mil pessoas, o evento será aberto por um debate estratégico sobre a “Nova Visão da Economia Verde”. O painel contará com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e terá moderação de Joaquim Leite, ex-ministro do Meio Ambiente.

LEIA MAIS: Summit SP+Verde vai premiar melhores soluções de enfrentamento às mudanças climáticas

Por esse palco, chamado de “Economia Verde” com patrocínio exclusivo do grupo Cosan, também passarão CEOs de grandes empresas em debates sobre descarbonização, infraestrutura sustentável e inteligência artificial. Ele também receberá autoridades municipais, incluindo os prefeitos Ricardo Nunes (São Paulo), Dário Saadi (Campinas), Rogério Santos (Santos) e Rafael Piovezan (Santa Bárbara d’Oeste), que discutirão o papel dos municípios em painel no dia 5.

Vários nomes internacionais, de grandes empresas e entidades, confirmaram presença no evento. Jennie Cato, Global Head of Public Affairs and Governmental Relations da TRATON Group – Scania, e Luz Stella, presidente da Colombian Natural Gas Association, discutem soluções efetivas para a descarbonização da matriz de transporte brasileira.

Já Katerina Elias-Trostmann, LATAM Director da Salesforce, aborda segurança hídrica, clima e desenvolvimento. Wolfgang Dieker, Global Head de Government Affairs e CSR da SAP, discute tecnologias corporativas para mitigação das mudanças climáticas em painel, enquanto Alberto Mina, diretor de Relações Institucionais do MIND de Milão, compartilha experiências em inovação tecnológica e regeneração urbana.

O bloco de CEOs e líderes corporativos reúne nomes de referência da agenda climática e de infraestrutura. A secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de SP, Natália Resende, participa do painel sobre infraestrutura como vetor de transformação socioambiental, ao lado de Brendon Ramos, CEO da Via Appia/Rodoanel, e Carlos Piani, CEO da Sabesp. Na sequência, a discussão sobre transporte de baixo carbono é conduzida sob moderação de José Eduardo Moreira, CEO da Necta.

LEIA MAIS: Summit SP+Verde terá coleta de eletrônicos que serão convertidos em mil mudas nativas de Mata Atlântica

A pauta de restauração ecológica aparece com o maior case colaborativo de reflorestamento da Mata Atlântica, apresentado por Olavo Correa, presidente da AstraZeneca Brasil. Na interface entre clima e saúde, Sidney Klajner, presidente do Hospital Israelita Albert Einstein, aborda a resposta integrada baseada no conceito de Saúde Única.

O potencial do transporte sobre trilhos na transição sustentável é detalhado por André Salcedo, vice-presidente executivo de Negócios da Motiva Trilhos. O bloco avança na agenda de descarbonização do setor energético com contribuições de João Brito Martins, CEO da EDP South America, Gustavo Estrella, CEO da CPFL, e Miguel Setas, CEO da Motiva. Em seguida, Gilberto Peralta, CEO da Airbus Brasil e diretor do Departamento de Defesa da FIESP, trata dos desafios e oportunidades para a aviação sustentável em São Paulo.

Na dimensão econômica e institucional, Gustavo Montezano, CEO da YvY Capital, discute o papel do financiamento climático em políticas públicas. A implementação da circularidade industrial é apresentada por Alvaro Lorenz, diretor Global de Sustentabilidade, Relações Institucionais, Desenvolvimento de Produtos e Engenharia da Votorantim Cimentos.

Organizações participantes

O bloco de instituições estratégicas reunirá representantes de destaque para debater temas centrais da sustentabilidade e da transição energética, começando pelo papel das políticas públicas e do financiamento climático na transformação sustentável, com Joaquim Levy, presidente do Conselho de Desenvolvimento Sustentável da FIESP. A agenda também aborda a aviação sustentável, discutindo desafios e oportunidades para São Paulo, com Evandro Gussi, diretor-presidente da Única (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), e Juliano Noman, presidente da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas).

LEIA MAIS: De laboratório científico em Campinas a trilhas tropicais e montadora de veículos: veja nove visitas guiadas gratuitas do Summit Agenda SP+Verde

Por fim, a trajetória de descarbonização dos setores industriais será apresentada por Paulo Camillo Penna, presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento; Lucien Belmonte, presidente executivo da Associação Brasileira do Vidro (ABIVIDRO); e o embaixador José Carlos da Fonseca, diretor institucional da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), proporcionando uma visão completa sobre os caminhos da transição sustentável na indústria.

Acadêmicos de destaque

Pesquisadores renomados, como Alexander Turra, professor do Instituto Oceanográfico da USP e head da UNESCO Chair for Ocean Sustainability; Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo, pesquisadora da USP e ex-presidente do Ibama; Carlos Nobre e Paulo Nobre reforçarão a integração entre ciência, políticas públicas e práticas corporativas, contribuindo para debates sobre oceanos, sustentabilidade urbana, mudanças climáticas e inovação.

Personalidades

Entre as histórias de vida marcantes presentes no Summit, destaca-se Laura Braga, chef do restaurante Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, e uma importante liderança quilombola que atua na defesa da memória, do território e dos modos de vida tradicionais. Além de participar do painel “Conhecimentos Tradicionais pela Terra e pela Vida”, ela também conduz, no dia 4 de novembro, das 16h às 17h, no Espaço de Gastronomia Sustentável, o workshop de culinária sustentável “Caponata do Coração da Banana”, com inscrições por ordem de chegada no local.

No painel “Protagonismo Feminino frente às Mudanças Climáticas”, uma das vozes em destaque é Aretha Duarte, montanhista e primeira mulher negra brasileira a chegar ao topo do Monte Everest. Nascida na periferia de Campinas (SP), Aretha se tornou símbolo de determinação ao financiar parte da expedição recolhendo 130 toneladas de material reciclável, conectando sua conquista esportiva à pauta de sustentabilidade. Sua trajetória será revisitada no encontro, a partir da experiência que a transformou em referência nacional de inspiração, educação ambiental e ação concreta frente à crise climática.

Já o painel “Inovar para Alimentar: Cidades Inteligentes e Segurança Nutricional” contará com Cíntia Sanchez, cozinheira, gestora de projetos sociais e ativista da alimentação há mais de 24 anos. Mãe do Francisco e participante do MasterChef Profissionais (2023), Cíntia dedica sua trajetória à defesa do direito democrático ao alimento de qualidade e ao enfrentamento das desigualdades alimentares no Brasil. Atualmente, coordena o Instituto É Tudo Pra Ontem e atua como chef na Manje Culinária, onde também lidera serviços de consultoria e catering.

Entre as vozes que tratam da circularidade na cultura está a estilista Heloisa Faria, referência em moda autoral e sustentável no Brasil. À frente de sua marca desde 2010 — já apresentada em eventos como SPFW e Casa de Criadores — Heloisa desenvolve peças com upcycling e tecidos nacionais, com foco em longevidade, inclusão e ruptura com tendências descartáveis. Ela participa do painel “Circularidade Criativa: Sustentabilidade nas Indústrias Culturais”, que discute como práticas de design, produção e cadeia reversa podem reduzir impactos ambientais no setor criativo.

No painel “Fôlego Azul: O Papel dos Mares no Equilíbrio do Clima e da Vida”, participa David Schurmann, cineasta, roteirista, produtor e CEO da ONG Voz dos Oceanos, iniciativa da Família Schurmann voltada ao combate à poluição plástica nos mares. Crescido a bordo de veleiros em expedições ao redor do mundo, David combina sua experiência como explorador com uma carreira audiovisual dedicada a contar histórias que conectam ciência, educação e inovação para a conservação marítima, inspirando soluções globais para a preservação dos oceanos.

Entre os participantes do evento está Hermes de Sousa, diretor-presidente do Instituto Cacimba, organização comunitária localizada na favela União de Vila Nova, em São Miguel Paulista. Empreendedor social, Hermes fundou o instituto para desenvolver projetos de inclusão produtiva, educação, cultura e meio ambiente na região, apoiando organizações, coletivos e movimentos locais. Ele participa do painel “Comunidades Ativas: Territórios de Esperança”, discutindo estratégias para engajamento social e desenvolvimento territorial.

LEIA MAIS: Summit Agenda SP + Verde traz programação cultural gratuita no Parque Villa-Lobos

Sobre o evento

O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP. As discussões são organizadas em quatro eixos temáticos: Finanças Verdes; Resiliência e o Futuro das Cidades; Justiça Climática e Sociobiodiversidade; e Transição Energética e Descarbonização. Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá ao Hub da Circularidade, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular. Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais. Rodada de negócios internacional vai reunir cerca de 70 empresas de oito países.

Além dos debates, o Summit Agenda SP + Verde oferece experiências práticas e culturais: são 20 workshops de gastronomia sustentável e circularidade, apresentações artísticas do coro da OSESP e Baccarelli, coral indígena, shows de Zizi Possi, Grupo Street Dance e Baile do Simonal. Visitas guiadas a cases de economia verde e turismo sustentável também estão disponíveis. A programação diversa e inclusiva promove conexão, integração e engajamento, consolidando São Paulo como referência internacional em economia verde e sustentabilidade.

O Summit Agenda SP+Verde é resultado de uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio de Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Loga, Motiva, EDP, CPFL, Bracell, Veolia, Metrô, Stellantis, Ecovias, Toyota, JHSF e Tetra Park; e apoio institucional da Fiesp, Senai, Única, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, Associação Comercial de São Paulo, Pateo 16, Abiogás, SP Águas, Cetesb, DER-SP, Fundação Florestal, Arsesp, Prefeitura de Campinas, B3, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, União BR, Circular Brain, CET-SP, Dia da Terra, Instituto de Conservação Costeira, Inovaclima, IPT, Zeros, Ideia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, Parque Villa-Lobos, NEOOH, Global Renewables Alliance (GRA) e Research Centre for Greenhouse Gas Innovation (RCGI).

Serviço: Summit Agenda SP+Verde
Data: 4 e 5 de novembro de 2025
Horário: Das 9h às 21h
Onde: Parque Villa-Lobos (entrada principal), São Paulo — SP
Entrada gratuita
Programação completa, retirada de ingressos e inscrições para visitas guiadas em: www.agendaspmaisverde.org.br

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SP

Compartilhar

Faça um comentário