Etecs vencem Ciência para Todos com submarino para biometria de tilápias e sistema para neurodivergentes em sala de aula

Publicado em: 02/11/2025 13:34

Mais uma vez, o talento dos estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Centro Paula Souza (CPS) para desenvolver soluções para problemas reais da sociedade é reconhecido. Duas delas estão entre as três vencedoras da categoria Ensino Médio do Prêmio Ciência para Todos, iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura.

Nesta edição, o prêmio mobilizou cerca de 110 escolas das redes municipal e estadual do Estado de São Paulo, além de Institutos Federais. Para terem seus projetos de implementação avaliados pela banca, estudantes e professores participaram de jornadas formativas em plataforma online do Canal Futura e da Fundação Roberto Marinho, com orientações sobre o desenvolvimento de projetos de pesquisa e produção audiovisual, com certificação para todos ao final.

A cerimônia de premiação foi realizada na manhã desta quarta-feira (29), no Museu Catavento, na Capital. Os vencedores foram anunciados sem ordem de colocação.

Etec Bento Quirino, de Campinas

Sob orientação da professora Regina Morishigue Kawakami, os estudantes Flávia Lemos Leonessa, Letícia Dalpoz Pereira e Leonardo Biancalana Ballesteros desenvolveram o FishVision, um protótipo de submarino impresso em 3D que realiza a biometria de tilápias por meio de uma câmera e um sensor de distância a laser, tudo de forma remota e não invasiva. A medição do pescado aumenta a produtividade e, principalmente, protege o ecossistema, evitando a captura de animais que ainda não chegaram à fase adulta. 

O projeto participou da mostra presencial da 16ª Feira Tecnológica do Centro Paula Souza (Feteps) e foi terceiro colocado na categoria Ciências Agrárias da 13ª Mostra de Ciências e Tecnologia Instituto 3M – dois eventos realizados em outubro.

“É um prêmio inédito para nós e para a escola, que está reconhecendo o nosso esforço no projeto e nossa dedicação nos estudos”, comemora Flávia. “O grupo demonstrou muita garra e vontade. Eles sempre topam os desafios com muita animação”, elogia a orientadora.

Etec Rosa Perrone Scavone, de Itatiba

Já Heloísa Fernandes Cano, Lucas Tompson Oliveira e Rafael Santiago da Silva, orientados pelo professor Anderson Wilker Sanfins, venceram com o Neurync – Sistema de Auxílio para Neurodivergentes, que tem o propósito de facilitar a comunicação e reduzir situações de sobrecarga sensorial em sala de aula, especialmente para alunos com transtornos como dislexia e autismo. Trata-se de um sistema que permite o envio de alertas discretos aos professores em momentos de desconforto em sala de aula, evitando constrangimentos e fortalecendo a inclusão.

“Esperamos que haja uma evolução significativa no desempenho escolar dos alunos neurodivergentes. Ao reduzir o estresse e a ansiedade entre esse público, a tecnologia desenvolvida pelos nossos alunos auxilia no aprendizado e conforto na escola”, avalia o orientador.

Fonte: Agência de Notícias do Estado de SP

Compartilhar

Faça um comentário