Estudantes da EEEFM Carlota Barreira são medalhistas da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
Sete estudantes da EEEFM Carlota Barreira, do município de Areia, no Agreste paraibano, conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF). O resultado final foi divulgado nesta quinta-feira (30) no site da organizadora. A Olimpíada é realizada em parceria entre o Tesouro Nacional e a B3, com apoio do MEC.
A iniciativa, que é promovida anualmente para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, tem o intuito de promover o conhecimento financeiro entre os alunos. Entre os objetivos estão: Proporcionar conhecimentos sobre finanças pessoais, investimentos e economia; Estimular o interesse pela gestão financeira por meio de competições e atividades práticas; e Preparar jovens para decisões financeiras responsáveis, criando uma geração consciente.
Os estudantes que garantiram medalha de ouro foram: Igor Cauã de Melo Souza, Júlio César da Silva Costa e Vitor Júnior Alves da Silva. A medalha de prata ficou com os estudantes: Amós Santana Garcia, Arthur Ziardy Silva Lopes e Jonatas dos Santos Belarmino. O bronze foi para o aluno Pedro Henrique Medeiros do Nascimento.
Todos estão na 2ª série do Ensino Médio e tiveram a orientação dos professores da disciplina de Matemática, Josenildo da Cunha Lima e Valderi Candido da Costa. Os resultados da olimpíada são reflexo do projeto idealizado pelos professores “Unidos pela Educação Financeira: um legado para o futuro”. O trabalho foi um dos vencedores do Prêmio Mestres da Educação, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEE-PB).
“Dentro do projeto desenvolvemos diversas atividade sobre o tema com os estudantes como simulados, debates, resoluções de questões e vídeos preparatórios para essas olimpíadas. No ano passado conseguimos ganhar medalhas de prata, bronze e um certificado de Honra ao Mérito, já esse ano conseguimos evoluir para o ouro”, comentou o Josenildo Lima.
Uma outra atividade que está sendo implementada na escola pelos professores é o Projeto de Treinamento Olímpico. Os docentes querem preparar os alunos para participarem de diversas olimpíadas ao longo do ano letivo.
“Nós vemos a empolgação deles. Nosso projeto era em prol das Olimpíadas, não só a OLITEF, mas a OBMEP também. Tivemos essas conquistas na OLITEF, que servem como incentivo para continuarmos. Além disso, servem para motivar outros alunos a participarem nos anos seguintes. Como é um projeto que está iniciando, os alunos ainda estão se acostumando com as dinâmicas das atividades e ficam inseguros de como participar das olimpíadas. Mas ano que vem, se sentirão mais motivados e preparados para participarem”, frisou o professor Valderi Costa.
											
				