Estado mapeia demandas de empresas por qualificação profissional para impulsionar empregos e economia
Empresas que enfrentam falta de profissionais qualificados podem participar do Mapa Mineiro para Qualificação Profissional, iniciativa do Governo de Minas, coordenada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG).
O mapeamento identifica as principais demandas de mão de obra em todo o estado e orienta a oferta de cursos gratuitos pelos programas Trilhas de Futuro, da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), e Minas Forma, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese-MG), conectando a capacitação da população às oportunidades do mercado.
O processo é realizado por meio de parcerias com prefeituras, empresas, sindicatos e associações comerciais para a coleta de dados e pela implementação de critérios para priorização de cursos em cada localidade.
No último mapeamento, mais de 80% das demandas apresentadas pelas empresas foram convertidas em vagas ofertadas pelo Trilhas de Futuro.
“O mapeamento é um ganho significativo na atração de investimentos, já que as empresas podem compreender que Minas tem uma conexão entre a capacitação dos jovens com o que o mercado precisa”, afirma o subsecretário de Atração de Investimentos e Cadeias Produtivas da Sede-MG, Daniel Medrado.
Como participar do mapeamento
As empresas e empreendedores podem participar preenchendo um formulário eletrônico disponibilizado no site da Sede-MG. Ao responder o formulário, os participantes devem indicar as ocupações e áreas de qualificação mais demandadas em seus setores, contribuindo para a definição dos cursos que serão ofertados no Trilhas de Futuro e Minas Forma.
Os interessados em formalizar suas contribuições, podem conferir mais informações neste link.
Levantamento do Estado identifica demandas por profissionais para orientar novos cursos. Victor Fagundes / Sede-MG.
Trilhas de Futuro
O Trilhas de Futuro atua na expansão da oferta gratuita de cursos técnicos para jovens que estão cursando ou concluíram o ensino médio e para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Atualmente, o programa está em sua sexta edição e conta com 50 mil vagas para capacitações em diversas áreas do conhecimento. Entre a primeira e a quinta edição, a iniciativa registrou mais de 146 mil alunos matriculados em 94 cursos.
“A ação é fundamental para que nossos jovens e adultos tenham acesso à educação técnica gratuita de qualidade e tenham a chance de se inserir no mercado de trabalho com competências e habilidades competitivas”, destaca o secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares.
Sobre o Minas Forma
O Minas Forma é um programa criado para capacitar jovens e adultos em situação de vulnerabilidade, por meio de cursos gratuitos. A iniciativa, realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está presente em mais de 100 municípios mineiros e já acumula mais de 5,1 mil alunos matriculados.
“Quando o poder público atua em articulação com as empresas e as prefeituras, conseguimos alinhar a formação das pessoas às vocações produtivas de cada território, promovendo desenvolvimento, geração de renda e inclusão social”, afirma a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela.
