A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Ação Psicossocial e Orientação Interativa Escolar (Apoie), lançou a campanha “Distantes, mas presentes! Práticas que aproximam!”. Os objetivos da iniciativa são valorizar, promover a troca de experiências e divulgar práticas potencializadoras neste momento de distanciamento social vivenciado nas escolas, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
As Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), o distanciamento social, adaptações às novas rotinas e a saudade da escola são desafios impostos pela distância. Porém, as escolas têm criado ações e projetos que aproximam os estudantes dos professores e uns dos outros, como momentos de escuta, reflexão e aproximação empática; ações de agradecimento e demonstrações de afetos; mensagens que motivam e fortalecem o vínculo com a escola; atividades e produções que resgatam os sonhos e os fazem presentes.
A Apoie quer conhecer os projetos e atividades que as escolas têm desenvolvido e que, de alguma forma, acolhem e aproximam. “Para além das questões pedagógicas, é muito importante promover ações que trazem o diálogo acerca de emoções, sentimentos e de quem somos e como estamos”, disse a psicóloga e coordenadora da Apoie, Priscila do Nascimento.
As práticas poderão ser publicadas e divulgadas no e-book que será fruto dessa ação, com o objetivo de dar visibilidade às atividades potentes que as escolas têm produzido. “Essas experiências podem servir de inspiração para que outros profissionais criem intervenções semelhantes e contribuam para que, juntos, superemos esse momento singular que se coloca diante de nós”, afirmou Priscila do Nascimento.
Os projetos/ações podem ser enviados até o próximo dia 26 de agosto, por meio do link: https://forms.gle/GGqbJkWRTxEZhASE6
Para mais informações, acesse o site: apoie.edu.es.gov.br.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br