O 9º Simpósio do Produtor de Conilon teve sua abertura na última sexta-feira (11), em formato virtual. O conteúdo do evento, voltado para o produtor de café conilon, aborda informações técnicas sobre adubação, plantio, formação do cafeeiro, manejo de irrigação e desafios do setor. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) é umas das instituições apoiadoras. A programação completa está disponível no site www.cafeconilon.com.
O Simpósio é realizado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), sendo uma das atividades do campus de São Mateus em parceria com a Empresa Júnior de Agronomia (Projagro). O organizador do evento e professor da Universidade, Fábio Luiz Partelli, destacou que a edição on-line vai ampliar o compartilhamento do conteúdo, que poderá ser acessado por diversos meios digitais.
“Teremos palestras de grande importância realizadas por técnicos do segmento com grande conhecimento em nível nacional e regional que vão levar muito aprendizado desde o manejo ao agronegócio, e até mesmo sobre os benefícios que o café traz à saúde”, disse o organizador.
O extensionista do Incaper, Nilson Araújo, ressaltou que o Simpósio disponibiliza conhecimentos que contribuem para a melhoria da produção de café. “O nosso Incaper soma com a atuação das demais instituições que atuam no desenvolvimento da cafeicultura capixaba, sendo referência nacional e internacional em tecnologias para a produção de café, que contribuem para a melhoria de renda e qualidade de vida do produtor de conilon”, afirmou Nilson Araújo.
Para a diretora-técnica do Incaper, Sheila Posse, o apoio do Instituto ao Simpósio “confirma o compromisso de fortalecer a atividade dos cafeicultores capixabas e contribui para a ampliação das técnicas da cultura do café conilon”.
Confira a programação do Simpósio:
– Café e Saúde:
José Geraldo Mill, doutor em Farmacologia, professor dos programas de pós-graduação em Ciências Fisiológicas e Saúde Coletiva da Ufes, e coordenador do Centro de Investigação do ELSA-Brasil no Espírito Santo.
– Adubação de plantio e formação:
Alex Campanharo: engenheiro agrônomo, técnico agrícola da Fazenda Experimental da Ufes em São Mateus e consultor técnico.
– Manejo de irrigação para altas produtividades:
Henrique de Sá Paye, pesquisador (Soil-Agro), doutor em Solos e Nutrição de Plantas, professor, consultor e produtor rural.
– Desafios do Agro brasileiro:
Bruno Lucchi, superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e mestre em Agronegócios.
– Sistema de implantação do cafeeiro com o mamoeiro:
Valmir José Zuffo, engenheiro agrônomo, mestre em Agricultura Tropical (Ufes). Atua no planejamento e na produção agropecuária de Pinheiros (ES) há 30 anos.
Texto: Andreia Ferreira
Informações à Imprensa:
Coordenação de Comunicação e Marketing do Incaper
Juliana Esteves / Andreia Ferreira
(27) 3636-9868 / (27) 3636-9865 / (27) 98849-6999
juliana.esteves@incaper.es.gov.br / andreia.santos@incaper.es.gov.br
Facebook: Incaper
Instagram: @incaper_es