A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) segue abrindo novos caminhos para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação produzida no Espírito Santo ao redor do mundo. O fim deste mês de fevereiro marca adesão a mais duas chamadas internacionais para pesquisadores capixabas: 5ª Chamada Conjunta CONFAP & EU-LAC 2025 e Horizon Europe. Ambos os editais já estão com inscrições abertas.
“É muito importante gerar oportunidades para que nossos pesquisadores se conectem com centros de excelência globais. Dessa forma, conseguimos fortalecer o desenvolvimento científico e tecnológico realizado pelas instituições capixabas. Portanto, internacionalizar a pesquisa capixaba é fundamental para posicionar o Espírito Santo como um estado inovador e competitivo em âmbito internacional”, destacou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.
5ª Chamada Conjunta CONFAP & EU-LAC 2025
O objetivo da Chamada Conjunta CONFAP & EU-LAC 2025 é promover a cooperação em pesquisa sustentável e multilateral entre pesquisadores da Europa, América Latina e países do Caribe. Participam desta chamada agências de fomento à CT&I de 11 países (Argentina, Áustria, Brasil, República Dominicana, Alemanha, Peru, Polônia, Portugal, Espanha, Turquia e Uruguai). Os projetos de pesquisa devem ter a participação de, no mínimo, quatro instituições desses 11 países, sendo que dois devem ser localizados na Europa e os outros dois na América Latina e Caribe.
Os pesquisadores interessados podem submeter suas propostas até o dia 22 de maio, na plataforma de submissão da EU-LAC: https://ptoutline.eu/app/5eulac_call2025. A Fapes apoiará até seis propostas selecionadas com participação de pesquisadores do Espírito Santo, no valor máximo de € 15 mil cada, totalizando € 90 mil para a Chamada. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).
Cada projeto selecionado terá o prazo de vigência de até 36 meses e o apoio financeiro no âmbito da Fapes deverá abranger despesas exclusivamente de custeio para missões técnico-científicas de pesquisadores da equipe de projeto vinculados a instituições de ensino e pesquisa do Espírito Santo, exceto bolsa.
Confira abaixo as seguintes áreas temáticas compreendidas no edital, com o objetivo de apoiar projetos:
Fonte: Governo ES