Para atender os empreendedores capixabas, o Bandes oferece diferentes formas de fortalecer os negócios do setor, por meio de uma política de crédito da instituição que disponibiliza recursos para as empresas. Uma das alternativas para o financiamento de empresários do segmento é a utilização dos recursos provenientes do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), ligado ao Ministério do Turismo, e que tem no Bandes uma das dez instituições de desenvolvimento no País como repassador.
Para ter acesso aos recursos, as empresas precisam ter um certificado emitido pelo Ministério do Turismo, o Cadastur. Com o Fungetur, os negócios voltados ao turismo, especialmente bares, lanchonetes, cafés e empresas do ramo de hospedagem, podem ter acesso ao crédito com carência e prazo de pagamentos adequados.
Tradição e modernidade: Bar do Ceará aposta no delivery com comida de boteco
Um exemplo de empreendimento que buscou o Bandes para a manutenção de sua atividade produtiva é o Bar do Ceará, um dos mais tradicionais de Vitória, com mais de 60 anos de atuação. O começo foi em 1960, quando o “casal Ceará”, Lourival e Oswaldina, decidiu abrir um pequeno empreendimento no bairro Jucutuquara. O cardápio era enxuto: sardinha frita, batidinhas de maracujá, gengibre e limão e cerveja gelada. Depois, ao cardápio original, introduziu-se a famosa cesta de pastéis e atualmente, a empresa, em sua terceira geração, se tornou famosa pelo atendimento e seu cardápio diversificado.
O empreendedor Lourival Nepomuceno Silva Filho, que herdou o apelido do pai, Ceará, percebeu nos últimos anos uma mudança no hábito de consumo de seus produtos, com um aumento da demanda para viagem. Com o novo cenário deste ano, esse projeto precisou ser implementado com maior intensidade, devido às restrições impostas pelo distanciamento social.
O negócio passa por mais uma transição, com a participação, agora, da Camila Silva, a terceira geração do bar do Ceará, que chega com novas ideias e modernização do empreendimento. O empresário buscou apoio no Bandes para a adequação do negócio ao momento atual.
“Apesar do cenário atual, estamos otimistas para o futuro, principalmente pela transição de geração que traz ‘sangue novo’ para o negócio, o que não só possibilita o surgimento de novas ideias, mas também tirar antigos projetos do papel, como o delivery”, enfatiza Lourival.
O novo canal de atendimento e de distribuição dos produtos do estabelecimento tem dado bons resultados é uma adaptação ao mercado. “Não é surpresa que os hábitos mudem constantemente, mas nunca foi tão forte a busca por conveniência e praticidade como nos últimos anos, o que pode ser observado pela quantidade de aplicativos de entregas, o que se intensificou na pandemia. Acreditamos que seja um mercado, que apesar de não ser novidade, por muito tempo se limitou a pizzas e lanches e cada vez mais cresce para cozinha especializada. E por que não a comida de boteco? Dessa forma, queremos não só permanecer consolidando a marca que é conhecida e respeitada, como expandir nossa atuação através do delivery, considerando nossa excelente reputação construída ao longo desses 60 anos, sempre relacionada com qualidade e respeito ao cliente”, destaca o empresário.
Informações sobre linhas de financiamento:
www.bandes.com.br
Bandes Atende: 0800 283 4202
Avenida Princesa Isabel, 54, Centro, Vitória
App disponível para Android e iOS
Informações à imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428
comunica@bandes.com.br