Os agentes municipais de trânsito da Serra já estão aptos para utilizar uma ferramenta que possibilita ao profissional ter acesso aos dados do condutor e do veículo no momento da abordagem: o talonário eletrônico. Isso porque o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) promoveu, nessa terça-feira (29), um treinamento para o manuseio da tecnologia nas operações de fiscalização.
O talonário eletrônico contribui para otimizar o trabalho dos agentes ao reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração e permite o lançamento instantâneo das informações no sistema do Detran|ES. A ferramenta já é utilizada nas fiscalizações pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) e por agentes das guardas municipais de Vila Velha, Linhares, Viana e Cariacica.
Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a tecnologia oferecida pelo Órgão para a Polícia Militar e para as Guardas Municipais, bem como o treinamento feito pela Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), contribuirá significativamente para que a fiscalização de trânsito com foco na proteção da vida seja mais integrada e efetiva em todo o Estado.
“Posicionamos o Detran na nossa gestão com foco claro na digitalização dos serviços, procedimentos e investimento forte em soluções tecnológicas para aperfeiçoar as entregas à população. O talonário eletrônico é um desses produtos, pois um dos objetivos é otimizar a coleta de informações para que, por meio da análise de dados estatísticos com maior assertividade, trabalhemos de forma integrada a fiscalização e a educação de trânsito em locais com maior número de acidentes buscando a redução dos mesmos, bem como de mortes e sequelas permanentes nas pessoas”, afirma.
Givaldo Vieira lembra também que a Serra ocupa, neste ano, a liderança de uma triste estatística: a de município com o maior número de mortes no trânsito até o mês de agosto, com 40 vidas perdidas, de acordo com relatório do Observatório de Segurança Pública do Estado, da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. “Equipar os agentes de trânsito e atuar de forma inteligente, coordenada e coletiva é um caminho importante para que as pessoas se conscientizem a obedecer às regras e não adotem comportamentos de risco, diminuindo, assim, os danos causados aos serranos nas vias”, disse o diretor geral.
“A implantação do talonário eletrônico, assim como outras ferramentas, e as operações em conjunto que realizamos com o Detran, beneficia mais de meio milhão de pessoas no município da Serra. É uma parceria que tem contribuído para a preservação de vidas e melhoria da fluidez no trânsito da nossa cidade”, destacou o secretário de Defesa Social da Serra, major Maximiliano Werneck.
Agentes de Cachoeiro de Itapemirim também estão aderindo ao sistema e devem passar pelo treinamento realizado pelo Detran|ES em breve.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br