Encontro do programa Juventude Rural debate alternativas e vantagens de um empreendimento no campo
Os estudantes do programa Juventude Rural Transformadora estão em Teresina para um módulo de aulas presenciais que debate a temática do empreendedorismo voltado à criação de projetos produtivos sustentáveis no campo, a fim de que sejam aplicados nas suas regiões. A programação teve início na terça-feira (21) e segue até o fim de semana, com a participação na Feira da Agricultura Familiar, Povos Tradicionais e Economia Solidária do Piauí.
O professor Raphael Medeiros explica que as aulas presenciais sobre empreendedorismo buscam identificar as fragilidades e potências dos produtos elaborados pelos jovens. “Trabalhamos o desenvolvimento de dez projetos e iniciativas com o olhar voltado especificamente para a ótica de quem vai consumir, quem será o beneficiário, quais as vantagens e desvantagens do projeto, as características do produto ofertado e como serão ofertados”, disse.
Raphael ressalta que, a partir da elaboração, poderão ser encaminhados à SAF projetos moldados conforme as necessidades do público beneficiado.
Segundo a estudante Ana Maria dos Humildes, de Betânia do Piauí, esta é uma experiência significativa para a criação de projetos que podem mudar a realidade onde vive. “Está sendo muito bom participar. Tivemos uma dinâmica para ajudar a construir nosso projeto final, falamos sobre os possíveis concorrentes, o diferencial e qual a marca que queremos deixar ao público, além dos impactos positivos que irão gerar. Eu espero levar ao meu território o conhecimento obtido e, assim, poder ampliar, crescer e modificar a realidade de onde eu vivo”, afirmou.

Já Maria Glenda de Sousa, do município de Altos, afirma que as atividades realizadas no programa são importantes pela troca de conhecimento e experiências, além da possibilidade de transformar a sua realidade e a de muitos piauienses. “A cada módulo, vamos aprendendo mais, levamos mais conhecimentos e isso sempre é gratificante. Eu espero sair daqui com muito mais aprendizado com a experiência de montar os nossos projetos, que podem ajudar não apenas a comunidade onde residimos, mas também todo o Piauí”, concluiu.
Juventude Rural Transformadora
O programa é realizado por meio da parceria entre a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI). O projeto atende cerca de 100 jovens egressos de institutos federais, escolas agrícolas e escolas agrotécnicas de diversos territórios do estado. O objetivo é criar um plano de ação para que os jovens integrantes possam realizar projetos em seus respectivos territórios.
