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Educação da Paraíba promove o II Seminário de Boas Práticas para educadores das redes municipais e estadual
A Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), por meio da Secretaria Executiva de Cooperação com os Municípios e do programa Alfabetiza Mais Paraíba, promoveu nesta terça-feira (11), o II Seminário de Boas Práticas – Gestão Escolas e Ação Docente 2025. O evento reuniu gestores e professores das 16 Gerências Regionais de Educação e contou com a apresentação de 18 práticas exitosas desenvolvidas nas escolas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental das redes municipais e estadual, que inspiram e contribuem para a alfabetização das crianças na idade certa, sendo uma das premissas do Pacto pela Alfabetização e cooperação entre o Governo da Paraíba e as Secretarias Municipais de Educação.
A palestra de abertura com o tema “Boas práticas que inspiram – Caminhos para a equidade e o fortalecimento da aprendizagem”, foi ministrada pelo secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Erivonaldo Alves. Durante a palestra, o gestor destacou a participação dos municípios no esforço dos secretários, gestores, professores e do Governo da Paraíba que vem investido em formações, material didático, bolsas de estudos para professores, entre outras ações.
“Aqui estamos compartilhando conhecimento e vamos também lançar a 2ª edição da revista de Boas Práticas. Isso mostra o comprometimento e principalmente, que estamos chegando à aprendizagem. E a aprendizagem chega quando cada um e cada uma tem o amor e o prazer naquilo que está fazendo e que pode ser feito. Vamos juntos multiplicar estes resultados e a aprendizagem da nossa Paraíba”, disse o secretário.
Também foram entregues certificados do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – Edição 2024, que foi enviado pelo Ministério da Educação (MEC), aos municípios que se destacaram em suas atividades. O Selo Ouro foi para 64 municípios paraibanos, 27 conquistaram o Selo Prata e 14 Bronze. A ação é o reconhecimento a esforços e iniciativas exitosas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.
Para o Secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, o evento é um momento de apresentação de práticas, mas também de observação das experiências realizadas em outras escolas, cidades e regiões, que são muito positivas para todas as crianças.
“A nossa equipe tem se dedicado bastante e junto aos professores e por isso estamos realmente atingindo os resultados. Nós fizemos um Pacto pela Alfabetização, o governador João Azevedo colocou como prioridade. Mas são os profissionais da educação que fazem todo o trabalho, nós estamos aqui para orientar, aconselhar e investir em formações e materiais para que o trabalho seja feito. Além do ICMS educacional e dos prêmios do Alfabetiza Mais. Também estamos com uma consultoria que pode ser feita por todos os municípios”, reforçou o secretário.
Ainda durante o evento teve o lançamento da revista “Educação em Pauta – O melhor ano da Educação na Paraíba: compartilhando ações realizadas por professores e gestores que atuam nas regionais”, que explana todas as práticas exitosas de 16 municípios um de cada Gerência Regional Educação e também duas práticas exitosas da 13ª e da 16ª GREs.
Uma dessas práticas é da professora Maria José Soares de Lima, do município de Conceição, no Vale do Piancó. A docente trabalha na Escola Municipal Francisca Oliveira Braga, no 5º ano do Ensino Fundamental, e implementou o projeto “Livro Pequeno Príncipe: uma aventura para além do que podemos imaginar”. O objetivo era incentivar e ajudar os estudantes a ter uma leitura fluente de forma leve e lúdica.
“Os alunos do 5º ano passam por uma cobrança, pois é a última série do Fundamental I e devido a prova as avaliações do Siave e Saeb. Tenho uma turma de 16 estudantes e alguns estavam com dificuldades então escolhi esse livro do Pequeno Príncipe para trazer um pouco essa leveza da poesia e também de temas mais complexos que são abordados no livro. E com isso conseguimos levar para os estudantes o gosto pela leitura, pois sabemos que a escrita é repertório de leitura”, contou a professora.
Além das apresentações das práticas, o seminário teve um momento cultural com o grupo Clamores Antigos, formado por crianças da Escola Municipal José Albino Pimentel, do Quilombo Gurugi do município de Conde, que cantaram e apresentaram uma coreografia temática quilombola, representando a diversidade cultural da Paraíba e o compromisso da educação com a identidade e a equidade.
Confira todas as práticas exitosas:
Regional de Ensino:
13ª GRE: O caminho para o sucesso da alfabetização passa pela formação continuada de gestores: relatos de boas práticas
16ª GRE: Coleta e análise de indicadores, metas e resultados das avaliações externas na 16ª GRE como ferramenta de planejamento, acompanhamento de gestão pedagógica.
Escolas por Gerência:
1ª GRE – João Pessoa: Reorganização pedagógica por nível de leitura: uma estratégia de nivelamento e avanços nas séries iniciais. (E.M.A.l. João Gadelha)
2ª GRE – Pirpirituba: Cantinho da leitura: Práticas de leitura e escrita para o fortalecimento da alfabetização. (E.M.E.F Mons. José Coutinho)
3ª GRE – Remígio: Entre sons e palavras: A ludicidade da música “Aquarela” como caminho para o processo de leitura na Educação Infantil (Creche e Pré-Escola Wilson Pereira dos Santos)
4ª GRE – Cubati: Projeto de leitura: História vai, História vem: Subindo a escada da leitura. (E.M.E.F Francisco Clementino de Souto)
5ª GRE – São João do Cariri: Encantando com a leitura: Formando leitores, descobrindo mundos e construindo saberes com histórias. (E.M. Constantino de Farias Castro)
6ª GRE – Santa Luzia: Ampliando Horizontes da Leitura na rede municipal de Santa Luzia. (Secretaria Municipal de Santa Luzia)
7ª GRE – Conceição: Práticas educativas na recomposição das aprendizagens. (E.M.E.F Francisco de Oliveira Braga)
8ª GRE – Brejo do Cruz: Educação antirracista: transformando a sociedade e relações da escola. (E.M.E.F Professora Terezinha Garcia Pereira)
9ª GRE – São João do Rio do Peixe: A escrita criativa como ferramenta de empoderamento: livro autoral “Dicionário de coisas Gostosas”, semeando Saberes e Sabores. (E.M.E.I.E.F Cel. Jacob Guilherme Frantz)
10ª GRE – Lastro: Pequenos autores, grandes compreensões: sobre TEA, consciência fonológica e gêneros textuais. (E.M.E.I.F. Israel Abrantes Ferreira)
11ª GRE – Princesa Isabel: Cafeteira das habilidades. (E.M.E.F. Professora Luíza Ferreira dos Santos)
12ª GRE – Mogeiro: A cultura tem voz e meu conhecimento vem da minha tradição
(Secretaria da Educação de Mogeiro)
13ª GRE – São Domingos: A matemática no cotidiano das crianças. (E.M.E.F Maria Marques de Assis)
14ª GRE – Rio Tinto: Tecendo Leitura ,escrita e cálculo: Boas práticas que fazem a diferença. (E.E.I.E.F.M Cacique Domingos Barbosa dos Santos)
15ª GRE – Queimadas: Leitura que abraça, história que encanta. (E.M.E.I.F Professora Eva Vilma da Silva Pereira)
16ª GRE – Cabedelo: Brincando e aprendendo: estratégias lúdicas e recursos adaptados para auxiliar na alfabetização de crianças atípicas. (E.M.E.F Antônio Viana da Silva)