O grupo Itapemirim , de transporte rodoviário, anunciou hoje (6), que começará o recrutamento de profissionais para sua companhia aérea na sexta-feira (9). Serão 600 contratados no total, variando entre os diferentes cargos de uma companhia aérea. A empresa se chamará Ita Transportes Aéreos e foi anunciada em fevereiro pelo sócio do grupo Sidnei Piva.
De acordo com o presidente do grupo, Rodrigo Vilaça , são necessários, por aeronave, 67 funcionários, sejam dentro do veículo ou no trabalho em solo. A empresa deve começar os trabalhos no mês de março do ano que vem.
Entretanto, mesmo começando só no próximo ano, as primeiras aeronaves já devem chegar neste mês. Segundo ele, até o fim de 2020, serão recebidos pela Ita Transportes Aéreos três aviões Airbus A320 de um total de dez previstos para a primeira fase. O primeiro deve chegar ainda em outubro. Se tudo seguir de acordo com o plano, em três anos, serão 56 aeronaves.
Para o financiamento do projeto, muito se comentou sobre um fundo dos Emirados Árabes . Este plano, porém, não se confirmou, fazendo com que o grupo, que hoje se recupera judicialmente, converse com outros dois fundos, ainda a procura de um acordo. Até o momento, sem investidor externo, a Ita Transportes Aéreos, presidida por Tiago Senna, é financiada com capital próprio.
De acordo com Vilaça, quase 50 pessoas estão trabalhando para colocar o projeto de pé e a criação da companhia aérea está prevista no plano de recuperação judicial. Segundo o presidente do grupo, a Ita Transportes Aéreos nasce dissociada da recuperação judicial , livre de qualquer dívida.
Essa é inclusive a grande aposta da companhia. Enquanto as concorrentes estão em momento de crise e dificuldades, a Ita não possui dívidas.”Não estamos carregando nenhuma estrutura pesada. Vamos começar com uma operação limpa”, diz o presidente da Itapemirim .
Rodrigo Vilaça conta também que o âmbito do projeto mudou de regional para nacional, por causa da pandemia. No planejamento que está em aprovação na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) , a empresa possuirá hub em quatro aeroportos: Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF) e em mais alguma cidade do Nordeste, que ainda não foi definida. Serão, no total, 16 aeroportos no País.
O advogado especialista no setor aéreo, Felipe Bonsenso, afirma que há, hoje, num país do tamanho do Brasil, espaço para uma companhia aérea nova. Esse espaço ficou ainda maior após a falência da Avianca Brasil .
De acordo com ele, levando em conta a pandemia e a queda da demanda – implicando na queda da oferta -, os serviços retornarão de forma gradual.
“E é justamente nesse nicho que acredito que a Itapemirim poderá se sair muito bem, já que possibilita crescimento orgânico da atividade dessa nova companhia. Ou seja, não tem de lidar com uma folha de pagamento substancial nem custos fixos já elevados (em comparação com as outras empresas existentes).” Bonsenso acredita que a Itapemirim vá se adequando à demanda, da mesma forma que fizeram a Gol e a Azul anteriormente.
Atualmente, a empresa está na segunda de cinco fases que a Anac precisa certificar. As primeiras etapas são mais burocráticas, nas quais a agência analisa a solicitação formal e os documentos necessários. Na fase 4 são aprovados os manuais e os programas da empresa e, na última fase, há a certificação da operação. Após todo esse processo, é a publicada a concessão pela diretoria da Anac.
Como se candidatar
Para se candidatar a uma vaga no grupo Itapemirim, é necessário entrar no link https://itapemirim.com.br/trabalhe-conosco/ e selecionar a opção “Aéreo”.
Embora a sessão de vagas para a companhia aérea ainda esteja indisponível, esta será aberta na sexta-feira, até lá, o aviso de “em breve” permanece.