Apesar das orientações do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a contenção de gastos e a reforma administrativa – que restringe diversos benefícios e gastos nos funcionalismo público – o presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta quinta (8), pelo Twitter, que abrirá 2 mil vagas em concurso para policiais federais em Brasília.
Segundo o tuíte do presidente, os concursos devem acontecer em 2021. “Hoje pela manhã estive na formatura de 300 Policiais Federais em Brasília. Para 2021 abriremos concurso para mais 2 mil”, diz o post de Bolsonaro.
Na foto com os policiais formandos, Bolsonaro e o grupo aparecem sem máscara e sem respeitar as regras de distanciamento social, medidas de contenção da pandemia de Covid-19.
No mês de setembro, uma regra para conter gastos no funcionalismo público foi derrubada pela Procuradoria Geral da Fazenda Nacional por pressão do governo Bolsonaro.
A norma, criada por iniciativa do ministro da Economia Paulo Guedes, restringia concursos públicos para contratação de pessoal até o fim de 2021. Com a mudança no entendimento da Procuradoria sobre a lei, novos concursos são autorizados para preenchimento de milhares de cargos abertos.