“Estamos iniciando uma nova forma de mobilizar a população do DF para darmos continuidade aos trabalhos de prevenção. Os casos de dengue continuam aumentando em todo o DF e é importante levar as orientações à população de todas as maneiras possíveis”, explicou a coordenadora das capacitações da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), Jahila Anselmo.
O primeiro local a assistir a apresentação virtual foi o Lar dos Velhinhos Maria Madalena, na tarde desta quarta-feira (1). A equipe do lar manteve o distanciamento entre os idosos e a atividade foi bem recebida por eles. Como fazem parte do grupo de risco do novo coronavírus, as visitas aos idosos está restrita. Por isso a escolha do lar como o primeiro a receber o vídeo. A intenção do grupo de teatro foi levar até eles a informação de uma forma lúdica.
Jonas Fernandes é terapeuta ocupacional no Lar dos Velhinhos e os acompanhou enquanto assistiam ao vídeo. “Agradecemos muito pela iniciativa. Cada idoso aqui tem a sua peculiaridade, mas eles prestaram atenção na apresentação. Como o Lar fica em um setor de chácaras é preciso redobrar o cuidado com os possíveis criadouros do Aedes”, disse.
A Cia de Teatro da Dival existe há mais de 20 anos e é formada por seis servidores da diretoria. O teatro faz parte de uma das atividades desenvolvidas dentro Núcleo de Mobilização Social da Dival, que ainda promove palestras, estandes com orientações e projetos nas escolas. As apresentações virtuais são gravadas de forma on-line, para manter o distanciamento. A intenção é produzir mais vídeos e disponibilizá-los para instituições, escolas e divulgar nas redes sociais.
“O teatro virtual visa incentivar os cuidados na prevenção ao Aedes aegypti com um conteúdo diferenciado, levando a informação com um pouco de alegria, numa demonstração de carinho e aproximação. Foi isso que tentamos passar para esses idosos hoje”, destacou a chefe do Núcleo de Mobilização Social da Dival, Maria do Carmo D’Mendes Soares.
* Com informações Secretaria de Saúde