InícioDISTRITO FEDERALUnidade móvel do Hemocentro recebe 58 doações de sangue em Ceilândia

Unidade móvel do Hemocentro recebe 58 doações de sangue em Ceilândia

A estudante Rayssa Ferreira, 26, começou o ano fazendo uma boa ação. Moradora de Ceilândia, ela percebeu que a unidade móvel de coleta de sangue da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) estava perto de sua casa, na CNM 1, e aproveitou para colaborar com a rede de saúde. O atendimento itinerante em Ceilândia foi posicionado em frente à Casa da Mulher Brasileira. 

Moradora de Ceilândia, Rayssa Ferreira fez questão de doar sangue: “Se a gente aumentar os pontos de coleta, as chances são maiores de ter um aumento também na procura e ajudar quem mais precisa” | Fotos: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

“A unidade móvel é muito importante porque ajuda as pessoas que não podem chegar ao Plano Piloto para doar sangue”, afirmou Rayssa. “Se a gente aumentar os pontos de coleta, as chances são maiores de ter um aumento também na procura e ajudar quem mais precisa”. Assim como ela, 57 pessoas aderiram à campanha e vão ajudar a salvar a vida de mais de 200 pacientes. 


“O número de coletas que tivemos até o momento nos dá uma previsão de que todo o investimento na unidade já foi recuperado. Isso é muito bom”
Osnei Okumoto, diretor-presidente do Hemocentro

Em 2023, a unidade móvel contabilizou 1.071 bolsas de sangue coletadas. O atendimento itinerante para quem não pode se deslocar até o Hemocentro colaborou para o aumento na quantidade de doações feitas no ano passado. Em 2022, a média de coletas realizadas mensalmente era de 4,6 mil. Já em 2023, esse número subiu 6,5%, registrando uma média de 4,9 mil doações por mês.

Campanha bem-sucedida

De acordo com o diretor-presidente da Fundação Hemocentro de Brasília, Osnei Okumoto, a coleta de sangue itinerante tem gerado bons resultados nos estoques da rede. “A unidade móvel surgiu com o objetivo de aproximar o Hemocentro de quem quer fazer este ato”, pontua. “O número de coletas que tivemos até o momento nos dá uma previsão de que todo o investimento na unidade já foi recuperado. Isso é muito bom”.

A técnica de enfermagem Kesia Cristiene Alves, 42, foi atendida pelo ônibus, em Ceilândia, e pôde fazer a sua primeira doação. “Eu soube que estava com estoque baixo de sangue O negativo e decidi vir ajudar, mas só vim porque está perto de casa”, disse. “Foi muito tranquilo o processo de acolhimento, e eu fui bem-atendida”. 

A próxima ação da unidade móvel do Hemocentro já tem data marcada: 8 de fevereiro, na Candangolândia. Os agendamentos para a doação podem ser feitos antecipadamente, a partir de 5 de fevereiro, no site da fundação.

25/01/2024 - Unidade móvel do Hemocentro recebe 58 doações de sangue em Ceilândia

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA