A 2ª edição dos Programas Institucionais de Iniciação Científica (PIC) e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIDTI) da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF) oferece 60 bolsas de iniciação científica aos estudantes de graduação da UnDF e de suas escolas vinculadas. O edital de 2025 foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira, 9 de abril.
“Estamos muito felizes com a publicação deste segundo edital de Iniciação Científica. A primeira edição ocorreu em 2024, por meio da qual ofertamos 30 bolsas e foram selecionados 30 projetos dos quais atuaram alunos bolsistas e voluntários no desenvolvimento de suas pesquisas científicas. Neste ano estamos dobrando o número de bolsas, serão selecionados 60 bolsistas e até 60 projetos. Além disso, este edital traz abordagens mais precisas que devem ampliar significativamente a submissão de projetos voltados às Ações Afirmativas do Distrito Federal”, afirma a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da UnDF, Fabiana França.
A UnDF oferece 60 bolsas de iniciação científica aos estudantes de graduação da própria universidade e de suas escolas vinculadas | Foto: Divulgação/UnDF
Serão oferecidas 60 bolsas mensais de R$ 700 com duração de 12 meses. Os bolsistas devem dedicar no mínimo 10 horas semanais à pesquisa, conforme previsto em edital. As inscrições para os programas PIC e PIDTI serão realizadas de maneira online, pelos docentes responsáveis pelos projetos, do dia 28 de abril a 12 de maio, por meio do site da instituição. Cada docente poderá inscrever até dois estudantes: um bolsista (candidato 1) e um voluntário (candidato 2). Acompanhe as publicações.
Etapas para participação dos programas
Aos docentes orientadores:
– Elaborar o projeto com o estudante.
– Realizar inscrição e indicar equipe que participará.
– Acompanhar cronograma e atentar-se aos prazos.
– Dedicar horas semanais para orientação dos trabalhos.
– Enviar relatórios previstos em edital.
– Participar da SemIC/UnDF e demais eventos.
Aos discentes participantes:
– Elaborar o projeto e plano de trabalho com o orientador.
– Cumprir cronograma e plano de trabalho apresentado.
– Ter frequência mínima de 75% nas disciplinas.
– Assinar o Termo de Compromisso e entrega de documentação necessária.
– Participar da SemIC/UnDF e demais eventos vinculados.
Iniciação científica
Em 2023, a UnDF publicou a Resolução nº 15 criando o Programa Institucional de Iniciação Científica (PIC) e o Programa Institucional de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação (PIDTI). A norma detalha o funcionamento dos programas voltados para a iniciação à pesquisa e para o desenvolvimento da produção e do pensamento científico de graduandos da UnDF e de estudantes – regularmente matriculados – de escolas do Ensino Médio do Distrito Federal. Segundo a norma, o PIC contemplará a pesquisa básica ou aplicada e o PIDTI envolverá o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e o estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços, sistemas ou modelos de negócios, sempre sob a supervisão de um professor orientador da UnDF ou de suas Escolas vinculadas.
*Com informações da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF)
Fonte: Agência Brasília