InícioDISTRITO FEDERALTrabalhadores rurais aprendem a produzir ovo com qualidade

Trabalhadores rurais aprendem a produzir ovo com qualidade

Produtores rurais de várias regiões do Distrito Federal participaram, nesta quinta-feira (25), do curso “Qualidade do ovo: da postura ao mercado”. Devido à grande procura, a capacitação promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF) foi dividida em duas turmas, matutina e vespertina, com quatro horas de duração cada – mais de 70 pessoas foram qualificadas.

Mais de 70 trabalhadores rurais participaram do curso que ensinou a produzir ovos com qualidade | Foto: Divulgação/Emater-DF

O curso, ministrado pelos extensionistas João Gabriel, Soliene Ramos e Paulo Álvares, ensinou produtores e trabalhadores rurais a produzir ovos de qualidade por meio da adoção de técnicas de manejo e de conservação do ovo, desde o momento da postura até a comercialização para o consumidor final.

O extensionista e coordenador de Avicultura da Emater-DF, João Gabriel, informou que essa foi a primeira turma de 2024. O especialista deu uma visão geral sobre agricultura, sistema de semiconfinamento, tipos de linhagens e as mais adequadas para o sistema.

“As questões abordadas influenciam na qualidade do ovo, como a alimentação, o manejo diário e o número de coletas. Tudo isso foi falado durante o curso”

João Gabriel, coordenador de Avicultura da Emater-DF

Soliene Ramos falou sobre o ovo e as boas práticas agropecuárias na produção, com foco na coleta e no manejo dos ninhos. Finalizando, Paulo Álvares explanou sobre o beneficiamento do ovo desde a chegada à agroindústria até a saída para o mercado.

“As questões abordadas influenciam na qualidade do ovo, como a alimentação, o manejo diário e o número de coletas. Tudo isso foi falado durante o curso. Esse conteúdo é muito importante para aqueles que já estão ou pretendem entrar na avicultura de postura e tem a importância de fazê-los identificar que tipo de manejo é adotado, a importância da escolha da linhagem, a estrutura utilizada para a produção de ovos. Esses temas possuem uma função primordial na qualidade do produto final, uma vez que ele tem de entregar um ovo seguro, de qualidade, para permanecer e crescer no mercado”, ponderou o coordenador.

Saber para crescer

A produtora rural Eliane da Costa Assis, de Samambaia, tem uma pequena criação de 60 galinhas poedeiras e, como deseja expandir o plantel, se matriculou no curso visando melhorar o manejo. “A gente quer fazer a coisa certa, do jeito certo e foi muito válido o curso. A gente descobriu coisas tão simples que fazia errado, como armazenar o ovo de cabeça para baixo. Coisa muito simples e que vai nos ajudar muito a melhorar o processo. Outro ponto que gostei foi sobre os avanços que a gente precisa ter para se transformar em agroindústria. Tudo isso são sonhos que vão começando a ter uma forma”, contou Eliane.

Tânia Martins, produtora da Granja do Ipê, no Riacho Fundo, também tem uma pequena criação, com 40 galinhas. Para aumentar a produção e poder comercializar os ovos, buscou a capacitação da Emater-DF. “Estou maravilhada porque a gente às vezes quer criar alguma coisa, mas não sabe como. A gente tem que ter orientação, não adianta só colocar os bichinhos lá. Ter orientação é necessário para a gente desenvolver”, disse.

*Com informações da Emater-DF

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA