InícioDISTRITO FEDERALTCDF investe em tecnologia para aprimorar capacitação e inovação institucional

TCDF investe em tecnologia para aprimorar capacitação e inovação institucional

Em comemoração ao Dia do Professor, o presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, conselheiro Manoel de Andrade, anunciou a entrega de novas ferramentas tecnológicas voltadas à formação e capacitação de servidores públicos, estudantes e de representantes da sociedade. Entre as novidades estão salas de tecnologia, telas interativas, monitores, câmeras, caixas de som, compartilhadores de conteúdos, entre outras ferramentas que permitem a realização de reuniões e aulas híbridas.

Durante a abertura de evento realizado na Escola de Contas do TCDF, o presidente destacou que as novas ferramentas reforçam o compromisso do Tribunal com a modernização e a eficiência do serviço público. “A ferramenta que cada um de nós tem nas mãos deve ser usada para promover melhorias na sociedade. Nosso maior propósito é multiplicar essas transformações para alcançar quem mais precisa: o cidadão”, defendeu.

Os microfones e câmeras de alta definição instalados nas salas contam com tecnologia de captação inteligente, que reconhece a voz e os movimentos do instrutor, ajustando automaticamente o enquadramento. Esse recurso proporciona uma experiência mais dinâmica e imersiva para os participantes, melhora a qualidade das aulas presenciais e híbridas e torna as reuniões mais produtivas, com som e imagem de alto padrão. O controle das transmissões será feito por meio de monitores individuais, dispensando o uso de notebooks.

O secretário de Tecnologia da Informação do TCDF, Ednaldo Ramos de Souza, explicou que as ferramentas permitirão, por exemplo, que o instrutor ministre uma aula presencial na Escola de Contas e, simultaneamente, interaja com outra turma em uma das salas interativas do Tribunal. Tudo isso será possível graças a tecnologias que integram as turmas em tempo real.

Durante o evento, também foram apresentados dispositivos de compartilhamento de conteúdo que funcionam sem o uso de rede Wi-Fi. Com eles, o professor pode exibir vídeos e outros materiais nos monitores da sala sem precisar de cabos ou de conexão à internet. Outro destaque são as telas interativas equipadas com câmeras e microfones embutidos, que funcionam como lousa digital e permitem videoconferências, espelhamento de tela, abertura de documentos e outras funcionalidades integradas.

Além das novas ferramentas, o secretário da STI demonstrou recursos da plataforma Teams que podem ser utilizados para aprimorar os cursos e capacitações promovidos pela Escola de Contas. “Essas ferramentas podem ser aplicadas em planejamentos de projetos, retrospectivas, jogos, workshops e gravações de aulas. São instrumentos que ampliam as possibilidades de aprendizado e tornam o trabalho coletivo mais dinâmico e produtivo”, destacou o secretário.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA