A Diretoria de Governança, Projetos e Compliance (Digov) do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF) conduziu, entre 11 e 22 de novembro, uma pesquisa de avaliação sobre a I Semana de Compliance e Integridade. O evento, realizado no início do mês, foi amplamente aprovado pelos servidores.
“Registramos 83,3% de aprovação no primeiro dia, 70% no segundo e 80,8% no terceiro. Esses números refletem o reconhecimento dos servidores quanto à qualidade das palestras, à acomodação e à estrutura do evento”, destacou Daniel Souto, coordenador de Compliance e Integridade.
O formulário, composto por 18 perguntas aplicadas nos três dias de evento, buscou captar a percepção dos participantes sobre diversos aspectos, como espaço físico, temas abordados, qualidade dos palestrantes, duração das palestras e organização geral.
Segundo Júlia Simplício, chefe da Divisão de Compliance, o objetivo foi identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. “O feedback é fundamental para que possamos ajustar e aprimorar nossos eventos futuros. Além disso, coletamos elogios significativos e sugestões valiosas para o próximo ano”, observou.
Integridade
Desde 2022, o Iprev-DF desenvolve o Programa de Integridade, que passou por uma atualização em 2024. Trata-se de um conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, que contribuem para a identificação das exigências éticas, aplicação de códigos de conduta, análise e mitigação dos riscos, e adoção de medidas preventivas e corretivas necessárias para o combate à corrupção.
“Neste programa, estão mapeados os riscos de integridade do Instituto e, dentro da matriz de risco, temos os controles necessários que precisamos efetivar para mitigá-los. Um desses controles é a participação dos servidores do Iprev em eventos que disseminem a temática de Compliance e Integridade. Logo, a I Semana foi pensada em cumprimento desse controle, com o objetivo de disseminar aos servidores a importância do Compliance, da Integridade e da Ética”, explicou Daniel.
Para 2025, novas iniciativas serão planejadas para ampliar a cultura de integridade e responsabilidade dentro da instituição
O chefe da Divisão de Integridade, Phelippe Oliveira, complementa que a integridade possui quatro eixos: prevenção, detecção, remediação e sanção. “Quando atuamos nesse tipo de evento, estamos agindo no primeiro eixo, que é o preventivo, ou seja, educar, treinar, aculturar”. Phelippe comparou a iniciativa de 2024 ao workshop realizado no ano anterior, destacando o novo formato e a inclusão de experiências externas, além da participação ativa da alta gestão do Iprev-DF durante a I Semana de Compliance e Integridade.
Próximos passos
A diretora de Governança, Projetos e Compliance, Sylvia Neves, celebrou o índice de satisfação conquistado pela equipe e reforçou o compromisso do Iprev-DF com a promoção de novos encontros. “Cada servidor que participou contribuiu para o sucesso deste momento, fortalecendo os princípios de ética e transparência. A integridade pública não é apenas um valor, mas uma necessidade fundamental que visa garantir que nossas ações e decisões estejam sempre alinhadas com os interesses da sociedade e com o bem comum”, afirmou.
Para 2025, novas iniciativas serão planejadas para ampliar a cultura de integridade e responsabilidade dentro da instituição.
*Com informações do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev-DF)
Fonte: Agência Brasília