As forças de segurança do Governo do Distrito Federal (GDF), sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), atuarão de forma conjunta durante o jogo válido pela oitavas de final da Copa Libertadores, marcado para esta quarta-feira (21), às 21h30, no Estádio Nacional Mané Garrincha. A ação será monitorada pelos representantes das Instituições, Órgãos e Agências (IOAs), que estarão reunidos no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob). O acompanhamento será feito por meio de câmeras de videomonitoramento e por equipes em campo. Os agentes de segurança pública que atuarão em contato direto com o público fizeram testes prévios para detecção de covid-19.
A Polícia Militar fará a segurança nas imediações do estádio e terá como base a Cidade Policial Militar, que será montada como ponto de apoio. O ônibus do Comando Móvel ficará no local durante toda a operação
De acordo com o subsecretário de Operações Integradas (Sopi), da SSP/DF, coronel Fábio Augusto, o planejamento foi definido de forma conjunta. “As definições da operação foram feitas a partir de reuniões com a presença de representantes das IOAs envolvidas, e dos organizadores da competição”, explicou.
A PMDF fará a segurança nas imediações do estádio e terá como base a Cidade Policial Militar, que será montada como ponto de apoio. O ônibus do Comando Móvel ficará no local durante toda a operação.
Estacionamento
Não será permitido estacionar nas vias próximas ao Mané Garrincha. Desta forma, a corporação indica como alternativa os estacionamentos públicos da região, como o do Palácio do Buriti, Ministério Público do DF, Parque da Cidade Ana Lídia, Setor de Rádio e TV Sul, parte externa do Brasília Shopping e o estacionamento de frente para a Torre de TV. Não há previsão de fechamento de vias.
Para garantir a segurança das equipes, desde o último domingo (18), a corporação realiza a escolta tanto do time do Flamengo, quanto do adversário, o Defensa y Justicia. Nesta quarta-feira (21), haverá pontos fixos nos hotéis em que estarão os atletas e equipe técnica, bem como organizadores dos jogos. O trio de arbitragem também será escoltado pelos militares.
Além dos policiais de área, o policiamento será reforçado por tropas especializadas, serviço voluntário, alunos do Curso de Formação de Praças VII (CFP VII) e cadetes do Curso de Formação de Oficiais (CFO).
O Departamento de Trânsito (Detran-DF) dará apoio para a fiscalização do trânsito na região. O Corpo de Bombeiros estará de prontidão na parte externa do estádio. O efetivo da 5º Delegacia de Polícia Civil, localizado nas proximidades do estádio, será reforçado pela Polícia Civil.
*Com informações da Secretaria de Segurança Pública
Fonte: Agência Brasília