InícioDISTRITO FEDERALReunião na UnDF discute acordo internacional de cooperação científica

Reunião na UnDF discute acordo internacional de cooperação científica

Na manhã desta terça-feira (1º/4), foi realizada uma reunião na sede da Universidade do Distrito Federal (UnDF) para ampliar o acordo de cooperação acadêmica, científica e técnica assinado nesta segunda-feira (31/3) pelo governador Ibaneis Rocha. O acordo entre o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa (ULisboa) prevê ações conjuntas para fortalecer o desenvolvimento de pesquisas, capacitação técnica de servidores do GDF e aprofundar o processo de formulação e avaliação de políticas públicas com base em evidências.

Gestores de órgãos do GDF discutem, na UnDF, desdobramentos do acordo de cooperação técnica assinado pelo governador Ibaneis Rocha com a Universidade de Lisboa | Foto: Divulgação/IPEDF

A reunião contou com a presença do secretário de Economia, Ney Ferraz; da reitora da UnDF, Simone Benck; do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), Marco Antônio Costa Júnior; do diretor-presidente do IPEDF, Manoel Clementino; da diretora de Estudos e Políticas Sociais do IPEDF, Marcela Machado; do presidente do ISCSP da ULisboa, Ricardo Ramos Pinto, e do professor Joaquim Croca Caeiro (ULisboa).

“O governador Ibaneis tirou do papel a criação da universidade distrital e, agora, busca com esse acordo de cooperação junto a Universidade de Lisboa uma grande troca de experiência para a comunidade acadêmica do DF”, avalia o secretário de Economia, Ney Ferraz. “Já fui professor universitário e sei o quanto esses acordos de cooperação podem agregar ao dia a dia dos nossos alunos, refletindo inclusive na gestão pública local”, acrescenta.

“A nossa intenção é promover a troca de experiências entre as instituições, trazendo à pauta a realização de intercâmbios e, dessa forma, estabelecer novas parcerias, ampliando os estudos nas áreas sociais, dentre elas, a de políticas públicas, visando contribuir para a melhoria da gestão pública”, destacou Manoel Clementino, diretor-presidente do IPEDF.

“Nós temos toda a disposição e interesse em fazer com que esse acordo ganhe forma e robustez, promovendo a capacitação dos servidores e fortalecendo a troca de experiências”, ressaltou a reitora Simone Benck.

Para Marco Antônio Costa Júnior, a participação da FAPDF no acordo é um passo estratégico para ampliar a conexão entre acadêmicos e gestores públicos. “A FAPDF tem uma relação direta com os pesquisadores e com o ecossistema de CTI do Distrito Federal. Nosso papel será fundamental para fomentar projetos que contribuam para a melhoria das políticas públicas por meio da ciência e da inovação”, destacou.

*Com informações do IPEDF

 

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA