InícioDISTRITO FEDERALRealizada no HRSM, cirurgia ortognática melhora a autoestima e a saúde 

Realizada no HRSM, cirurgia ortognática melhora a autoestima e a saúde 

Imagine esperar cerca de dez anos para realizar um sonho que, além de envolver a parte estética de todo o rosto, vai ajudar a melhorar sua qualidade de vida. Este é o caso de Yasmim Galvão, 20 anos. Há três anos fazendo acompanhamento com a equipe de odontologia e cirurgia bucomaxilofacial do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), nesta semana, a espera pela sonhada cirurgia ortognática chegou ao fim.

Yasmim Galvão aguardou quase uma década para poder fazer a cirurgia: “Não é só por estética, mas pela minha saúde, de modo geral” | Foto: Divulgação/IgesDF

“Meu sonho era fazer essa cirurgia”, conta a jovem. “Comecei meu tratamento aos 10 anos de idade e passei por vários dentistas, que sempre falaram que meu caso era cirúrgico, até que, há três anos, consegui ser atendida aqui e, desde então, faço meu acompanhamento com ortodontista. Estou muito feliz dessa espera tão longa acabar.”

Por conta da alteração nos ossos de sua face, Yasmim sentia dores de cabeça frequentes e fortes, além  de dificuldade para respirar, principalmente à noite. Diante de tais sintomas, seu caso clínico só se solucionaria com o procedimento cirúrgico.

“Não é só por estética, mas pela minha saúde, de modo geral”, afirma Yasmim. “Estou com a expectativa bem alta e superansiosa pelo resultado final”. Operada no dia 19, ela obteve sucesso na cirurgia e já está em casa se recuperando. Passado um mês, a previsão é de que consiga mastigar novamente.

Procedimento

A cirurgia ortognática é um procedimento cirúrgico realizado para corrigir e reposicionar os ossos da mandíbula e, por consequência, o posicionamento dentário de pacientes que apresentam diferentes graus de assimetria na região. A cirurgia é complexa e dura entre quatro e seis horas.

“É um procedimento longo e complexo porque mexe com toda a parte óssea que segura os dentes”, explica a cirurgiã bucomaxilofacial Ana Luisa Guimarães, do Serviço de Deformidade de Face do HRSM. “Causa muito inchaço e edema na face, é uma recuperação demorada e dolorida. Em dois a três meses a parte funcional da cirurgia começa, mas o edema da face e inchaço dura cerca de um ano, para só então aparecer o resultado final.”

De acordo com a especialista, todos os pacientes encaminhados para o procedimento cirúrgico já fazem acompanhamento com a equipe de ortodontia do HRSM. Em 2023, foram registradas 20 cirurgias ortognáticas na unidade hospitalar; neste ano, até o momento, ocorreram seis.

Atendimento

O primeiro passo para conseguir o atendimento odontológico no HRSM é ir à unidade básica de saúde (UBS) mais próxima de casa. Lá, o dentista faz uma avaliação e, se for constatada a necessidade de tratamento ortodôntico cirúrgico, o paciente é encaminhado ao serviço do HRSM ou do Hospital de Base (HBDF).

Não são todos os pacientes com problemas na mordida que possuem indicação ortocirúrgica. Somente os casos mais complexos podem ser encaminhados para o serviço de deformidades dentofaciais.

*Com informações do IgesDF

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA