Para evitar prejuízos ao contribuinte afetado por tentativa de ataque hacker aos sistemas do Governo do Distrito Federal (GDF), a Secretaria de Economia prorrogou o pagamento de todos os tributos com vencimento de 5 a 9 de novembro de 2020. Com a publicação da Portaria 392, de 10/12/2020, publicada na última terça-feira (15/12) no Diário Oficial do DF, o prazo final passa a ser 30 de dezembro.
A portaria foi editada porque, embora a ação rápida da Secretaria de Economia tenha garantido a retomada dos servidores e serviços em 24 horas, as atualizações dos protocolos de segurança para proteger o ambiente digital do GDF geraram alguma instabilidade nos sistemas, especialmente no Portal de Serviços da Receita.
Com a medida, fica prorrogado para 30 de dezembro de 2020 o prazo de cumprimento das obrigações de natureza tributária e não tributária, inclusive as de cunho meramente administrativo, no âmbito da Subsecretaria da Receita do DF, vencidas entre os dias 5 e 9 de novembro de 2020.
As guias de pagamento com esses vencimentos precisam ser reemitidas, o que pode ser feito no site https://www.receita.fazenda.df.gov.br/ ou no http://www.economia.df.gov.br/. Os novos documentos passam automaticamente a ter validade até 30 de dezembro, sem os acréscimos legais.
Tentativa de ataque
No dia 5 de novembro, foi registrada uma tentativa de ataque cibernético aos sistemas do GDF. Os sistemas foram suspensos, a iniciativa foi contida e a rede normalizada menos de 24 horas após o ocorrido, sem que qualquer dado do sistema do GDF tenha sido perdido, corrompido ou roubado. Alguns sistemas, no entanto, apresentaram momentos de instabilidade nos dias subsequentes à tentativa de ataque.
A decisão de desligar todos os sistemas foi tomada para impedir acesso e ataques à infraestrutura. A gestão centralizada dos sistemas de tecnologia do GDF foi fundamental para a contenção dos potenciais danos. A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic), que integra a estrutura da Secretaria de Economia, gerencia 2,5 mil servidores virtuais relativos a 96 órgãos do DF e mais 400 servidores exclusivos para assuntos fazendários.
Serviço
Todos os serviços da Secretaria de Economia estão on-line. Para reemitir as guias de pagamento, basta o contribuinte acessar os sites: https://www.receita.fazenda.df.gov.br/ ou http://www.economia.df.gov.br/
Quem não conseguir pode se dirigir a uma das agências da Receita do DF ou uma das unidades do Na Hora. Devido às medidas de isolamento social, é necessário fazer agendamento prévio pelo site https://agenda.df.gov.br/ para evitar aglomerações.
Agências da Receita do DF:
Funcionam de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30
· Agência Brasília: SRTVN Quadra 701, Ed. PO 700 – Térreo.
· Agência Ceilândia: Centro Norte N – CNN 01, Bloco B – Avenida Hélio Prates.
· Agência Gama: Quadra 01, Área Especial, Lote Único – Setor Central.
· Agência Planaltina: Setor de Hotéis e Diversões – SHD, Bloco C.
· Agência SIA: Setor de Indústria e Abastecimento – SIA – Saps – Trecho 01 – Lote H (Próximo à Caesb – EPTG).
· Agência Taguatinga: CNA – Área Especial S/Nº – Praça Santos Dumont.
Unidades do Na Hora:
Para atendimento nas unidades do Na Hora, também será necessário ter feito agendamento prévio pelo site https://agenda.df.gov.br/.
· Na Hora Brazlândia: Área Especial 4, Setor 3. Telefone: 3391-2333. Funcionamento: das 8h às 18h.
· Na Hora Ceilândia: QNM 11, Área Especial, Shopping Popular. Telefone: 2104-1496. Funcionamento: das 9h às 17h.
· Na Hora Gam: EQ 55/56, AE Leste, Setor Central. Telefone: 2104-1563. Funcionamento: das 11h às 19h.
· Na Hora Riacho Fundo: QN7, AE1, Shopping Riacho Mall, 2º andar. Telefone: 3404-9905. Funcionamento: das 11h às 19h.
· Na Hora Sobradinho: Quadra 6, AE 8, Sobradinho I. Telefone: 2104-1441. Funcionamento: das 8h às 18h.
· Na Hora Taguatinga: QS 3, Lote 4/8, Pistão Sul, Águas Claras. Telefone: 2104-4501. Funcionamento: das 8h às 18h.
· Na Hora Rodoviária: SCN, Rodoviária de Brasília, plataforma inferior. Telefone: 2104-1520. Funcionamento: das 8h às 18h.
*Com informações da Secretaria de Economia