InícioDISTRITO FEDERALProjeto Estante Livre do TJDFT é destaque no Correio Braziliense por democratizar...

Projeto Estante Livre do TJDFT é destaque no Correio Braziliense por democratizar o acesso à leitura no DF

O projeto Estante Livre, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), foi tema de reportagem no jornal Correio Braziliense, que destacou iniciativas que levam livros gratuitamente à população e incentivam o hábito da leitura como prática de cidadania. Confira a matéria completa no Correio Braziliense.

O jornal conta que o projeto Estante Livre foi criado em 2016, já arrecadou mais de 24.500 livros e disponibiliza obras sem necessidade de cadastro ou devolução. Qualquer pessoa pode escolher um livro, levar para casa e até ficar com ele. A proposta é simples e transformadora: tornar a leitura acessível a todos. O projeto conta com 11 estantes espalhadas pelo DF, localizadas nos fóruns de Brasília, Ceilândia, Recanto das Emas, Gama, Guará, Paranoá, Santa Maria e Riacho Fundo, além de espaços como o Na Hora, da Rodoviária do Plano Piloto, e o Espaço Conciliar do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes.

 O acervo é diversificado, incluindo romances, biografias, livros infantis, jurídicos, didáticos e de autoajuda. A sede do TJDFT também oferece salas de estudo abertas ao público, com acervo jurídico disponível para consulta.

O objetivo do projeto não é fiscalizar, e sim permitir que a leitura circule entre diferentes públicos. O 1º vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, destacou que “os leitores escolhem o livro e levam consigo sem qualquer tipo de controle.  A equipe do Tribunal estuda expandir o modelo para outros espaços públicos, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa”, complementou o desembargador.

 Interessados em contribuir com o projeto podem doar livros nas bibliotecas do TJDFT ou nos fóruns regionais.

Saiba mais:

Projeto Estante Livre do TJDFT é reconhecido por promover acesso gratuito à leitura — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Projeto Estante Livre chega ao Fórum Leal Fagundes — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA