InícioDISTRITO FEDERALProfissionais da Saúde participam de ação pela paz no trânsito

Profissionais da Saúde participam de ação pela paz no trânsito

Servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES) participaram, nessa terça-feira (21), de atividades do movimento Maio Amarelo, que busca chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. Os acidentes configuram um grave problema de saúde pública, provocando impacto na morbidade e na mortalidade da população, bem como aumento da demanda por serviços de saúde.

Evento realizado na sede da Subsecretaria de Vigilância à Saúde contou com práticas instrutivas, apresentação teatral e entrega de materiais educativos | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Realizado na sede da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS) da SES, o evento contou com parceria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e ofereceu práticas instrutivas, apresentação teatral e entrega de materiais educativos.

Segundo o gerente de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (GVDANTPS), Adriano de Oliveira, a conscientização é a medida mais efetiva para o favorecimento de uma cultura de paz no trânsito. “Só é possível propagar uma ideia quando você realmente acredita nela. Então, trabalhamos intensamente com a conscientização junto aos nossos profissionais, para que estejam aptos a difundir isso por todos os nossos serviços da rede de atenção à saúde do DF”, explica o gestor.

Os dados mais recentes da SES apontam que, no Distrito Federal, entre 2012 e 2021, foram registrados 5.960 óbitos em decorrência de acidentes de transporte terrestre. Com o objetivo de reduzir lesões e mortes no trânsito, a GVDANTPS coordena o programa Vida no Trânsito no Distrito Federal (PVT). A iniciativa intersetorial abrange áreas como segurança pública, saúde, educação, transporte e mobilidade, obras e infraestrutura, além de organizações não governamentais.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES)

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA