InícioDISTRITO FEDERALPrimeira escola do Itapoã Parque leva conforto e educação de qualidade para...

Primeira escola do Itapoã Parque leva conforto e educação de qualidade para cerca de 800 crianças

Inaugurada no Itapoã Parque em 28 de fevereiro de 2023, a Escola Classe 502 (EC 502) facilitou o acesso de cerca de 800 crianças à educação de qualidade. Construída por este Governo do Distrito Federal (GDF) com investimento de R$ 9,4 milhões, a unidade rompeu um ciclo de mais de uma década sem a entrega de nenhuma escola na região administrativa. Com isso, os pequenos moradores do conjunto habitacional podem estudar perto de casa em uma estrutura moderna e bem equipada.

Desde fevereiro de 2023, a Escola Classe 502 oferece educação de qualidade a  800 crianças do do Itapoã Parque | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

“Essa escola foi uma bênção na vida de todos aqui. Foi uma conquista muito grande porque nem o asfalto é tão importante quanto a educação”, celebra a autônoma Sandra Barbosa, 38 anos. Ela é mãe do Bernardo, 9, estudante da EC 502, e mudou com a família para o conjunto habitacional em 2023, antes da entrega da unidade. “Para mim, isso aqui foi um presente, porque quando cheguei ainda estava construindo e não tinha data para abrir. Quando abriu, a sensação foi de felicidade mesmo.”

A ausência de uma escola na região era a maior preocupação de Sandra, que chegou a matricular o filho em uma unidade do Paranoá. Para chegar a tempo das aulas, ela e filho precisariam sair com 1h de antecedência indo de ônibus ou gastar com transporte por aplicativo. O cenário, no entanto, não chegou a ser concretizado graças à entrega da EC 502. “Nas vezes em que fui, demorei uns 35, 40 minutos para chegar lá. Aqui não são nem cinco minutos e meu filho já está na escola, é muito perto”, revela.

A rotina escolar de Bernardo é uma mistura entre aprendizado e diversão. “Primeiro, a gente toma café. Depois, tem as atividades e o recreio. Eu brinco bastante. Depois, estuda mais um pouquinho e chega a hora do almoço”, conta. “A sala de aula é bem legal, bem confortável, e as brincadeiras são bem divertidas. Gosto muito dessa escola, da diretora Paula, de todos os professores e das matérias”.

Mãe da primeira estudante matriculada na escola, a servidora pública Tatiane Alexandre Dias, 38, também destaca a praticidade que é dispor de uma unidade de ensino próxima de casa. “Dá para vir a pé, então a gente vem andando, conversando, e isso melhorou bastante a nossa qualidade de vida. Quando ela estava no jardim de infância, tínhamos que levá-la de ônibus ou de carro. Agora, não temos essa necessidade”, afirma.

Tatiane elogia a estrutura moderna do espaço e a dedicação do corpo docente. “Também me formei em escola pública e essa daqui, sem dúvida, é muito bonita. Os professores são comprometidos e a direção também, e isso cria em nós, que somos pais, uma vontade de participar, de estar presente na escola, o que é nossa responsabilidade”, observa. “A Malu recebeu uma base de ensino muito boa na escola anterior, com professores muito comprometidos, e sinto que aqui ela está se desenvolvendo ainda mais”.

A estudante Maria Luiza Alexandre, 9, conta que o conhecimento adquirido na EC 502 “explode” seus neurônios. “Eu aprendo muito nas aulas. A minha cabeça fica assim ó”, mostra ela, mexendo a cabeça. A matéria preferida da pequena é ciências: “Adoro aprender sobre os planetas. Gosto de estudar, de brincar com meus amigos. E estou bem mais esperta, todo mundo me ensina bastante coisa”.

A rotina de Bernardo Barbosa na EC 502 equilibra aprendizado e diversão: “A sala de aula é bem legal, bem confortável, e as brincadeiras são bem divertidas” | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

Ambiente inclusivo

A EC 502 oferece turmas de educação infantil para crianças de 4 anos e do 1º ao 5º anos do ensino fundamental, abrangendo estudantes de 5 a 11 anos. Os alunos são beneficiados com duas refeições por turno, sendo café da manhã e almoço no matutino, e almoço e lanche no vespertino.

Em 2024, a escola atendeu 759 alunos e, para este ano, a previsão é receber cerca de 800 crianças. Do total, 40 estudantes possuem algum tipo de deficiência. Para atendê-los de forma inclusiva, propiciando a atenção e dedicação necessária, as turmas são reduzidas.

A instituição fica na Quadra 502 do ltapoã Parque e dispõe de 5.654 m² de área construída. São 17 salas de aula, acessibilidade, ginásio poliesportivo, área de convivência, parquinho com piso emborrachado e teatro de arena, entre outros espaços úteis para estudantes e professores.

“Sempre digo que temos a escola mais bonita do DF e o Itapoã Parque está muito feliz com isso; temos acessibilidade, quadra de esporte coberta, salas de aulas totalmente arejadas. E a escola só tem a crescer, porque a comunidade está junto com a gente e o GDF”, salienta a diretora da instituição, Paula Augusto da Silva, que está à frente da gestão desde o início. “As crianças saem daqui super felizes, alimentadas e com o melhor da escola pública, que é o ensino de qualidade.”

Fã das aulas de ciências, a estudante Maria Luiza Alexandre conta que já aprendeu muita coisa na EC 502: “Estou bem mais esperta, todo mundo me ensina bastante coisa” | Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

A estrutura moderna também impacta nos resultados da sala de aula. “Uma sala ampla, bem ventilada e iluminada, facilita o aprendizado. A criança não fica com calor, não fica estressada”, conta a professora Ingred de Paiva Liberino. Ela foi nomeada em julho de 2024 para atuar na unidade e também reside no Itapoã Parque. “Trabalhar perto de casa é uma bênção e em um bairro organizado é melhor ainda. Demoro quatro minutos no máximo para chegar aqui”, revela.

Para seguir com o desenvolvimento da comunidade e ampliar o número de equipamentos públicos disponíveis, está em construção a Escola Classe 401 e, em março de 2024, este GDF entregou a EC 203. Erguida com aporte de R$ 10.588.209, o espaço tem capacidade para atender até 1.200 estudantes da educação infantil e do 1º ao 5º anos do ensino fundamental. O Itapoã faz parte da Coordenação Regional de Ensino do Paranoá, e as duas cidades, juntas, somam 37 escolas e 28 mil alunos.

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA