InícioDISTRITO FEDERALPopulação em situação de rua recebe assistência no Riacho Fundo II

População em situação de rua recebe assistência no Riacho Fundo II

O Riacho Fundo II recebeu, nesta quinta-feira (3), a primeira edição do Plano de Ação para a População em Situação de Rua, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A operação percorreu três pontos da cidade — QC 6 (conjunto 15), QS 8 (conjunto 5) e QN 9 (área verde do conjunto 1) — e garantiu atendimento a quatro pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A iniciativa envolve uma força-tarefa coordenada pela Casa Civil, com o apoio de diversas secretarias e órgãos públicos, como Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, além de DF Legal, SLU, Novacap, Codhab, Detran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil e Conselho Tutelar.

Durante as abordagens, os profissionais oferecem orientações e encaminhamentos para serviços públicos, incluindo acesso a benefícios sociais, vagas em abrigos, programas de qualificação profissional como o RenovaDF, além de cadastro em programas habitacionais. As equipes também disponibilizam um auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas em situação de rua que não conseguem arcar com o aluguel.

Além do atendimento social, a operação também removeu estruturas improvisadas e construções clandestinas em espaços públicos da região. No total, três ocupações irregulares foram desmontadas com o apoio do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que recolheu entulhos e materiais inutilizáveis.

Distrito Federal é destaque nacional

O DF foi a primeira unidade da Federação a apresentar uma política pública estruturada para o acolhimento da população em situação de rua, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que suspendeu ações de abordagem em todo o país no ano passado.

O plano começou a ser colocado em prática em maio, após um período de testes em regiões como Asa Sul e Taguatinga, onde cerca de 50 pessoas foram atendidas com serviços de saúde, assistência social e acesso a políticas públicas.

Nesta semana, além do Riacho Fundo II, as ações também passaram por Taguatinga e Ceilândia, reforçando o compromisso do governo em levar dignidade e apoio às pessoas em situação de rua em diferentes regiões do DF.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, ampliar as ações para o Riacho Fundo II representa o avanço no alcance dessas políticas.”A interiorização do plano mostra que nosso compromisso vai além do eixo central de Brasília. Estamos levando acolhimento, dignidade e oportunidades para todas as regiões do DF. Cada pessoa tem direito a ser vista, ouvida e assistida”, afirmou.

As equipes do GDF retornam ao Riacho Fundo II nesta sexta-feira (4) para dar continuidade ao trabalho de abordagem social e oferta de serviços públicos.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA