Dentro do que preconiza o plano de ação global para enfrentar os principais desafios de desenvolvimento dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) desenvolveu várias pesquisas e estudos sobre o meio ambiente, territórios e recursos hídricos ao longo do ano de 2024.
O instituto desenvolve estudos para ajudar a enfrentar os principais desafios de desenvolvimento do mundo, como a pobreza, a fome, a proteção do meio ambiente e a promoção de sociedades pacíficas e inclusivas – os ODS -, que, adotados em 2015 pelos 193 Estados-membros para serem alcançados até 2030, são compostos por 17 objetivos e 169 metas de ação.
No que se refere à proteção ambiental e desenvolvimento sustentável, foram realizados estudos que dão a direção para o governo construir políticas públicas eficientes e assertivas. Estão em andamento a avaliação das áreas de proteção de mananciais (APMs), o projeto produtor de água da bacia hidrográfica do reservatório do Descoberto, o Índice de Sustentabilidade das Bacias Hidrográficas do Distrito Federal e ainda o projeto Cenários de Mudanças Climáticas Projetadas para o DF e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF).
Além disso, a Diretoria de Estudos e Pesquisas Ambientais e Territoriais do IPEDF deu início a outros trabalhos, como o Diagnóstico da Coleta Seletiva no DF. Em fase de finalização, foram entregues, entre outros estudos de destaque, a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios Ampliada (Pdad-A 2024) e a Calculadora Verde (avaliação de emissões de gases de efeito estufa de ações governamentais).
“São ações que comprovam a preocupação com a preservação e proteção do meio ambiente”, ressalta o diretor de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais do IPEDF, Werner Vieira.
*Com informações do IPEDF
Fonte: Agência Brasília