A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) está promovendo uma pesquisa inédita de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) para avaliar a percepção dos servidores sobre o ambiente laboral. A ideia é utilizar os resultados para levantar as principais demandas dos servidores e criar estratégias efetivas e permanentes para que o profissional se sinta bem no seu trabalho, com qualidade de vida e saúde mental.
Para elaborar o diagnóstico institucional sobre Qualidade de Vida no Trabalho, a Sedes-DF contratou uma consultoria especializada para a realização de estudo técnico-científico que vai servir de base para construir a política e o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PPQVT) da secretaria. Com metodologia similar adotada em, pelo menos, nove órgãos públicos, a consultoria é conduzida pelo professor Mário César Ferreira, especialista em QVT no setor público e professor do Instituto de Psicologia da UnB.
A ideia é utilizar os resultados da pesquisa para levantar as principais demandas dos servidores e criar estratégias efetivas e permanentes para que o profissional se sinta bem no seu trabalho, com qualidade de vida e saúde mental | Foto: Divulgação/Sedes-DF
Com os resultados da pesquisa, a Sedes-DF vai instituir uma política de qualidade de vida no trabalho com ações que possam, de fato, gerar impacto positivo permanente no ambiente de trabalho, sem focar apenas em ações pontuais realizadas em datas comemorativas. A secretaria tem, atualmente, cerca de 1.800 servidores.
“É o equilíbrio entre produtividade e bem-estar dos trabalhadores. A Sedes contratou um equipe de pesquisadores da UnB para levantar as necessidades do servidor e criar nossa política e o nosso programa de qualidade de vida no trabalho. Essa pesquisa vai fazer parte do diagnóstico que vamos utilizar para construção do plano e da política de qualidade de vida no trabalho. A pesquisa é on-line e 100% anônima. Com as respostas, conseguiremos estruturar as ações”, explica o presidente do Comitê Interno de Qualidade de Vida no Trabalho da Sedes, Flávio Carvalho.
A criação dessa política regulamenta, no âmbito da Sedes, o Decreto 42.375/21, publicado pelo governador Ibaneis Rocha, que institui os princípios e as diretrizes gerais para concepção, implantação e promoção de Política e Programas de Qualidade de Vida no Trabalho para os servidores da Administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal e dá outras providências.
“Essa é uma medida que também gera impacto no atendimento ao público e aumenta a eficiência organizacional, pois teremos servidores mais satisfeitos e, por consequência, mais engajados. Promover um ambiente de trabalho saudável reduz ainda o número de faltas ao trabalho por questões de saúde, erros frequentes, queda na produtividade e melhora o bem-estar dos servidores”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)
Fonte: Agência Brasília