InícioDISTRITO FEDERALOrquestra Sinfônica do Teatro Nacional recebe maestro mexicano para concerto

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional recebe maestro mexicano para concerto

Em celebração aos 190 anos de relações diplomáticas entre Brasil e México (Año Dual Brasil – México), a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta o Concerto Mexicano, nesta quinta-feira (27), às 20h, no Teatro Plínio Marcos (Eixo Cultural Ibero-americano). O programa terá peças do país latino e contará com a participação do maestro mexicano Miguel Salmon del Real.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Cláudio Abrantes, destaca que o evento celebra a relação amistosa entre os países. “O concerto é uma maneira simbólica de selar as boas relações entre Brasil e México. Temos muitas semelhanças na cultura, e, inclusive, na música. Esse é o momento de celebrá-las”.

Além de reger a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, o mexicano Miguel Salmon del Real lançará o livro ‘O Canto Eterno da Grande Música’ | Foto: Divulgação/Secec

Além da música, o evento inclui o lançamento do livro do maestro mexicano, O canto eterno da grande música, um compêndio de 21 artigos inicialmente publicados em jornais que promete guiar os leitores por uma jornada profunda pelos caminhos da música e da cultura. Na ocasião, a obra será apresentada pela embaixadora do México no Brasil, Laura Esquivel.

Maestro convidado

Além de maestro, Miguel Salmon del Real é compositor, musicólogo e pesquisador, com títulos acadêmicos profissionais do México, Itália e Países Baixos. Ele também fez cursos de aperfeiçoamento em direção de orquestra na Suíça, na França e no México.

Atual diretor titular da Orquestra Sinfônica Sinaloa de las Artes, Salmon já dirigiu 42 orquestras em 13 países, 20 coros e 11 conjuntos, além de 232 solistas provenientes de 28 nacionalidades. Estreou mais de uma centena de obras compostas no século XXI por 78 compositores mexicanos e concretizou o resgate de obras históricas, tais como o segundo concerto para violino de Julián Carrillo e a segunda ópera de Ricardo Castro, La Leyenda de Rudel, entre outras.

Programa

Sensemayá – Silvestre Revueltas (1937)
Redes – Silvestre Revueltas (1937)
(intervalo)
Onda Latina – Arturo Pantaleón (2012)
Cubanerías – Luis Pastor (2003)
Danzon nº 2 – Arturo Márquez (2009)

Serviço

Concerto Mexicano
Data: quinta (27)
Horário: 20h
Local: Teatro Plínio Marcos (Eixo Cultural Ibero-americano)

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA