Durante uma série de operações realizadas entre os dias 30 de julho (quarta-feira) e 3 de agosto (domingo), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), com o apoio da Polícia Militar (PMDF), intensificou ações de fiscalização em pontos estratégicos de cinco regiões administrativas: Águas Claras, Ceilândia, Guará, Santa Maria e Taguatinga.
Ao todo, 876 motoristas passaram pelo teste do etilômetro, o popular bafômetro. Desse total, 53 condutores foram autuados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica. A legislação de trânsito brasileira prevê multa, suspensão da carteira e até prisão para quem for flagrado nessa condição.
Além das ocorrências relacionadas ao consumo de álcool, as equipes de fiscalização também identificaram outras irregularidades. Oito motoristas estavam inabilitados, ou seja, sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH); sete dirigiam com a habilitação vencida há mais de 30 dias; quatro veículos foram flagrados com o escapamento irregular; e um condutor estava com o direito de dirigir suspenso. Outras 41 infrações diversas também foram registradas.