InícioDISTRITO FEDERALNo Zoo de Brasília, animais têm prevenção contra câncer de mama

No Zoo de Brasília, animais têm prevenção contra câncer de mama

Da mesma forma que os humanos, os animais sofrem o risco do câncer de mama, doença que ganhou destaque no último mês, com a campanha Outubro Rosa, mas deve ser motivo de cuidados durante todo o ano. Por isso, de janeiro a dezembro, o Zoológico de Brasília realiza anualmente exames para prevenir e proteger os animais da instituição contra o câncer de mama e outras doenças que acometem animais silvestres.

No mais recente exame realizado no Zoo, foi detectada uma anormalidade na onça-pintada. “Mas já estamos avaliando qual a melhor forma de tratá-la”, diz a veterinária Fernanda Mergulhão | Fotos: Marcella Lasneaux/FZB

O zoológico já realizou, até o mês de outubro, exames preventivos nas onças-pintadas, nos pequenos felinos e nos lobos-guará. Todo ano a equipe de medicina veterinária se mobiliza para realizar a avaliação completa nos animais sob seus cuidados para que evitem o desenvolvimento dessa doença. Chamadas de check-up geral, as avaliações incluem exames de toque, de sangue e de imagem, que auxiliam no diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Além de exames preventivos, a castração precoce entre o 1º e o 2º cio diminui em 92% a chance de o animal desenvolver um câncer de mama”Martha Rocha, oncologista parceira do Zoo de Brasília

“Realizamos recentemente um check-up na onça-pintada. Foi detectada uma anormalidade, mas já estamos avaliando qual a melhor forma de tratá-la. Esses exames são essenciais para prevenir doenças e garantir a saúde dos nossos animais”, relata a médica veterinária e gerente de clínica cirúrgica do Zoo de Brasília, Fernanda Mergulhão, sobre o mais recente exame preventivo realizado.

Entre os que passam pelos exames, destacam-se os felinos. O câncer de mama costuma ser mais agressivo em gatos do que em cães, devido à fisiologia deles, que faz com que a doença se espalhe rapidamente. Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de mama possui alta incidência nos bichanos, chegando a 30% das gatas. Fatores genéticos e hormonais podem ser a causa para que um animal desenvolva esse tipo de câncer.

“Além de exames preventivos, a castração precoce entre o 1º e o 2º cio diminui em 92% a chance de o animal desenvolver um câncer de mama. Aqui no Zoo de Brasília, fazemos o acompanhamento de perto dos animais, principalmente daqueles que têm propensão a desenvolver a doença”, explica Martha Rocha, oncologista parceira do Zoológico de Brasília.

*Com informações da Fundação Zoológico de Brasília

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA