Após cerca de 12 horas com as comportas da Barragem do Paranoá mantidas em abertura de 90 cm cada, chegando a um total de 2,7 metros de abertura total, foi possível controlar o nível do lago, reduzindo a cota de 1000,78 metros para 1000,60 metros. No início da manhã desta terça (23), as equipes da Companhia Energética de Brasília (CEB) retornaram as comportas para a abertura de 30 cm cada, com um total de 90 cm de abertura total.
A equipe técnica da CEB Geração segue monitorando a cota do Lago Paranoá e estará pronta para atuar, caso o volume de águas represadas volte a subir a patamares acima do estipulado. Toda a operação está sendo elaborada em conjunto com a Defesa Civil, mediante inspeções realizadas nas comunidades ribeirinhas a jusante da barragem, para visam atender às normas de controle da cota de água do lago conforme determinação da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa).
As mensagens sonoras continuam sendo emitidas sempre que há uma alteração para maior na abertura das comportas, para alertar a população ribeirinha sobre os riscos a jusante da barragem. A companhia pede que a população siga atenta, respeite os avisos e evite circular às margens do rio, restrições que também se aplicam à prática de pesca e ao banho no local.
* Com informações da CEB