Mais duas empresas aderiram ao Programa Emprega DF e se comprometeram a criar 861 empregos ainda este ano em troca do desconto no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A Gravia Indústria de Perfilados de Aço Ltda e a Diviforma Espaço & Forma Móveis e Divisórias Ltda já eram beneficiárias do Programa de Financiamento Industrial para o Desenvolvimento Econômico Sustentável (IDEAS) e migraram para Emprega DF em troca do desconto de 43% e 67%, respectivamente, no ICMS.
Juntas, a Gravia Indústria de Perfilados de Aço Ltda, localizada no SIA Trecho 02, e a Diviforma Espaço & Forma Móveis e Divisórias Ltda, que fica na Área de Desenvolvimento Econômico de Águas Claras prometeram a faturar R$ 301 milhões no mesmo período. “As duas empresas foram recebidas para darmos início aos procedimentos de negociações de migração que estavam com algumas situações pendentes. Mas o encontro foi positivo, e o processo de migração será finalizado nos próximos dias”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Pereira Filho.
Gerenciado pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Economia, o Emprega DF é um dos instrumentos criados pelo govenador Ibaneis Rocha para incentivar novos investimentos e gerar emprego e renda mesmo em meio à pandeia da corona vírus. A oficialização da adesão foi acetada em reunião nesta quarta-feira (9) entre os empresários, técnico da SDE e o titular da pasta, José Eduardo Pereira Filho, mas ainda depende de publicação do acordo no Diário Oficial.
Além dos 429 empregos diretos, a Gravia vai possibilitar a abertura de outras 205 vagas indiretas. A Diviforma prevê a contratação de 166 funcionários diretos e gerar outros 61 empregos indiretos. Mesmo com o desconto, as duas empresas vão arrecadar R$ 76,7 mil em ICMS este ano.
Desde que foi criado, em maio de 2019, o programa Emprega DF já conseguiu a adesão de 11 empresas. No total, 3.899 mil novos empregos estão previstos apenas para 2020 em troca do desconto no pagamento do ICMS. Em quatro anos a expectativa é que o programa gere mais de 17 mil empregos.
* Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico