O Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (CPTran), que inclui o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), promoveu um evento na área comercial da Igrejinha e na Escola Classe 308 Sul, em comemoração ao Dia da Faixa de Pedestre. Diversas atividades comunitárias e educativas sobre segurança no trânsito foram realizadas, com o objetivo de reforçar a conscientização sobre o tema.
O Dia da Faixa, celebrado em 1º de abril, foi instituído para homenagear a iniciativa pioneira do coronel Azevedo, responsável pela implantação das faixas de pedestres em 1997, na SQS 307 da Asa Sul | Fotos: Divulgação/PMDF
A quadra 307/308 Sul, local da primeira faixa de pedestre implantada no DF, foi palco do evento, que contou com a presença do grupo de teatro Rodovia, da Polícia Militar, e dos alunos da Escola Classe 308. Os estudantes participaram de uma barreira educativa para alertar os motoristas da região sobre as regras básicas de trânsito. Por meio de ações como essa, a PMDF busca sensibilizar a população, motoristas e pedestres, para o respeito mútuo no trânsito, tornando as vias mais seguras e propícias à convivência pacífica.

Estudantes da Escola Classe 308 Sul participaram de uma barreira educativa para alertar os motoristas da região sobre as regras básicas de trânsito
O tenente-coronel do Batalhão de Policiamento de Trânsito da PMDF Jamilson José Batista coordenou a ação na Asa Sul e explicou que a escolha do local teve como objetivo relembrar as atividades desempenhadas na quadra em 1997, promovendo a conscientização sobre a faixa de pedestres, recém-inaugurada à época.
“Foi um trabalho árduo, envolvendo vários órgãos. Quando iniciamos essas ações, há 28 anos, nosso objetivo era que, mesmo sem a presença dos agentes, as pessoas incorporassem esse hábito. Afinal, a grande finalidade das faixas é preservar vidas”, relembrou.
Histórico
O Dia da Faixa, celebrado em 1º de abril, foi instituído para homenagear a iniciativa pioneira do coronel Renato Azevedo, responsável pela implantação das faixas de pedestres em 1997, na SQS 307 da Asa Sul. Desde então, o respeito à faixa tornou-se uma parte consolidada da cultura do trânsito em Brasília.
No Distrito Federal, a prática de se aproximar de uma faixa de pedestre, fazer o “sinal de vida” (acenando com a mão), aguardar a parada dos veículos e, finalmente, atravessar a via é um gesto amplamente adotado por pedestres e motoristas.
Embora não esteja previsto no Código de Trânsito Brasileiro, esse gesto é replicado em diversas localidades do país. Atualmente, segundo o BPTran, o Distrito Federal conta com mais de 5.000 faixas.
A população do DF é reconhecida nacionalmente pelo respeito aos direitos dos pedestres na travessia das faixas.
*Com informações da PMDF
Fonte: Agência Brasília