InícioDISTRITO FEDERALInscrições para educador social com pendências vão até o dia 29

Inscrições para educador social com pendências vão até o dia 29

As inscrições para o Programa Educador Social Voluntário (ESV) que não foram efetivadas por instabilidades ocorridas no portal do ESV podem ser concluídas no período desta terça, 27, até quinta-feira, 29. Apenas esses candidatos devem se dirigir à Unidade Escolar onde solicitou a vaga e finalizar o cadastro.

São 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino

No momento da inscrição presencial, o candidato deverá apresentar cópia e original dos seguintes documentos: identificação oficial com foto (RG, carteira de motorista ou passaporte); certidões negativas criminais da Justiça Federal e da Justiça do DF; certidão negativa da Justiça Eleitoral; comprovantes de residência, de escolaridade e de experiência.

Os protocolos de segurança para evitar aglomeração serão seguidos nas escolas que estiverem recebendo candidatos para a conclusão das inscrições.

O Programa em 2021

Ao todo, são 4.482 vagas e mais 314 de cadastro reserva nas 14 regionais de ensino. Como público-alvo estão pessoas maiores de 18 anos, de diversos níveis de escolaridade e/ou de experiência, conforme previsto na portaria que regulamenta o programa para 2021. A seleção será por meio de análise de currículo, feita por comissões avaliadoras, compostas nas próprias unidades escolares beneficiadas pelo programa.

O grande número de acessos por parte dos interessados gerou prorrogação no prazo das inscrições, estabelecido de 17 a 19 de julho. Posteriormente, o período foi ampliado até o último domingo, 25, quando foram contabilizadas o total de 18.422 inscrições.

No ato da inscrição on-line, o candidato selecionava uma regional de ensino para atuação e quatro unidades escolares na mesma regional. Os documentos foram entregues de forma digital por e-mail.

Atividades

Os Educadores Sociais Voluntários atuam nas escolas, nos dias letivos e naqueles que foram determinados para reposição de aulas. O valor recebido por eles para cobrir as despesas com alimentação e transporte é de R$ 30 por dia de atuação presencial. O voluntariado pode contabilizar até quatro horas de atividades diárias, no entanto, podem atuar em dois turnos ou em duas escolas, recebendo, assim, o valor em dobro.

Os pagamentos são feitos pela regional de ensino, com recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf).

Como funções dos ESVs estão prestar suporte à educação integral, à educação infantil, ao ensino especial, à Escola Meninos e Meninas do Parque, à Escola do Parque da Cidade e aos estudantes indígenas matriculados nas unidades da rede pública.

Todo o trabalho é supervisionado por professores e/ou pelas equipes gestoras, a depender do atendimento prestado pela unidade. As tarefas desempenhadas são relacionadas ao dia a dia da escola, tais como auxiliar em atividades pedagógicas, esportivas e culturais. No ensino especial, eles apoiam os estudantes nos horários de recreação e de refeição.

Novo Cronograma de ações

27 a 29/7 às 12h Inscrições e entrega de documentação nas unidades escolares dos candidatos que tiveram problemas na efetuação do cadastro através do site.
27 a 29/7 Análise Curricular: realização de análise curricular de acordo com o Anexo I, será realizada nas Unidades Escolares pela comissão avaliadora.
29/7 Divulgação do resultado parcial do processo seletivo, no mural da Unidade Escolar, após às 17 horas e nos canais de comunicação on-line, usados pela comunidade escolar.
30/7 Recebimento da interposição de recursos, constante no Anexo II, pela Unidade Escolar.
2/8 Divulgação do resultado final do processo seletivo, após a análise dos recursos, nas UEs, com a lista de classificação dos candidatos, após às 17h e divulgação nos canais de comunicação on-line.
2/8 A Unidade Escolar encaminhará à Coordenação Regional de Ensino planilha com resultado final, contendo: nome, CPF, pontuação e classificação do candidato.
3 e 4/8 Assinatura do Termo de Compromisso na CRE (cronograma a ser disponibilizado pela Coordenação Regional de Ensino).

Veja a portaria e anexos

Circular nº 3/2021 – SEE/SUPLAV/DIGES

* Com informações da Secretaria de Educação

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA