InícioDISTRITO FEDERALHomenagem aos cães que atuam junto às forças de segurança

Homenagem aos cães que atuam junto às forças de segurança

“Temos uma média de seis ocorrências diárias com uso de cães, quase todas relacionadas à apreensão de entorpecentes” Júlio Danilo, secretário de Segurança Pública

Grandes aliados da SSP nas ações de salvamento e também de prevenção e combate às drogas, os cães das polícias Civil e Militar do DF serão condecorados com a Honra ao Mérito K9. A homenagem, instituída por meio do Decreto nº 42.545, publicado pelo Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na quarta-feira (29/9), é uma iniciativa apoiada pela Secretaria de Economia (Seec).

“Os cães que fazem parte das nossas forças de segurança são verdadeiros heróis e merecem nossa homenagem e reconhecimento pelo trabalho em benefício da população do DF”, afirma o secretário de Economia, André Clemente.

Cães farejadores formam uma parceria bem-sucedida com as forças de segurança no DF | Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

O secretário de Segurança Pública, Júlio Danilo, reforça: “Recebemos com muita satisfação a publicação desse diploma, que passará a ser entregue como reconhecimento ao trabalho desses animais e, principalmente, à excelência do trabalho dos agentes de segurança responsáveis pelo treinamento constante desses cães”.

O titular da SSP destaca que os cães são excelentes parceiros nas operações policiais e nas de busca e salvamento. “Temos uma média de seis ocorrências diárias com uso de cães, quase todas relacionadas à apreensão de entorpecentes, e a recente atuação na ação humanitária no Haiti, em que nossos bombeiros levaram integrantes do canil para contribuir com as buscas naquele país”, comenta.

Valorização

Para o coronel Márcio Vasconcelos, comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, o decreto é muito importante para todos os órgãos de segurança pública do DF. “É um reconhecimento do cão como uma extensão das nossas atividades, uma valorização do trabalho dos cães para a sociedade nas inúmeras atividades que desempenham, como busca de pessoas, de materiais bélicos e de drogas e entorpecentes, um reconhecimento muito importante”, afirma o comandante.

“Os cães que atuam nas nossas polícias são diferenciados, eles se tornam um membro da corporação, passam por um rigoroso treinamento e sempre estão à frente de buscas em acidentes ou desastres”, pontua a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha, madrinha do 37º Curso Operacional de Cinotecnia (ciência responsável pelo estudo da anatomia, comportamento, psicologia e outras especificidades relacionadas aos cães). “Essa honraria vem para homenagear esses valentes que tanto fazem pela ordem da nossa cidade.”

*Com informações da Secretaria de Economia

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA