InícioDISTRITO FEDERALGDF Presente desobstrui mina d’água em São Sebastião

GDF Presente desobstrui mina d’água em São Sebastião

Cerca de 160 pessoas foram beneficiadas com uma importante ação do programa GDF Presente, realizada em parceria com a Administração Regional  de São Sebastião, na Rua 13 B do Setor Tradicional da cidade. As equipes desobstruíram uma canalização de uma mina d’água, que estava entupida pelo acúmulo de lixo descartado irregularmente – situação agravada pelas fortes chuvas que caíram na região.

“Essas manilhas já existiam, mas estavam obstruídas. Assim, não estava dando vazão no leito. Nós desobstruímos essa manilha e repusemos uma que estava quebrada, deixando seguir o leito normal da mina”, afirmou o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Leandro Cardoso. O maquinário para o trabalho foi disponibilizado pelo programa.

Equipes desobstruíram a canalização e construíram uma vala de cerca de 40 metros para facilitar a retirada da água acumulada | Fotos: Divulgação

No local há nove manilhas. Sete passarem por limpeza e desobstrução e duas foram substituídas por outras novas. Também foi construída uma vala de aproximadamente 40 metros para que a água retida possa ser retirada, evitando prejuízos ao asfalto e à calçada do local.

“Esse serviço resultou de demanda dos moradores do local em uma reunião que fizemos no domingo. Nós acionamos a Novacap, que fez a roçagem, e o Brasília Ambiental, que emitiu autorização para limpeza e a conclusão do serviço de manilhamento”, informou o administrador de São Sebastião, Alan Valim. “Mais uma vez, essa integração dos órgãos da administração pública se volta em benefícios para a população.”

Após esse serviço, a Administração de São Sebastião vai trabalhar para recuperar tanto o asfalto quanto a calçada do local. “Tem uma chácara por perto, e contamos com a ajuda do proprietário para resolver essa situação, pois ele se dispôs a abrir sua propriedade para que a gente pudesse trabalhar”, contou o encarregado-geral de serviço e manutenção da região, Luciano Nunes.

O diretor de Obras da administração regional, Douglas Santiago, lembrou que foram usados materiais que já estavam sob posse do órgão. “Com esse serviço, e fazendo a limpeza diária, o problema da água retida não voltará a acontecer”, disse.

A obra contou com o trabalho de 10 pessoas, entre funcionários da administração regional e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap), órgão vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus).

A depiladora Fátima Rezende, 49 anos, relatou que seus pais, José Rezende e Iolanda Graciano, passaram por situações difíceis durante mais de 20 anos com esse problema. “A gente via, com frequência, buracos e acúmulo de água na pista, sem falar que acabava atraindo o mosquito da dengue. Agora vai melhorar a situação, pois abriram a vala e colocaram novas manilhas; foram até a raiz do problema”, comemorou.

 

Petronilo Oliveira, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA