O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura se reúne na Biblioteca Nacional de Brasília, nesta quinta-feira (27). O evento discute políticas culturais e conta com a participação de delegações das cinco regiões do país.
Anfitrião do encontro, o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Claudio Abrantes, ressaltou a relevância do fórum como um dos movimentos mais expressivos no campo da política cultural no Brasil. Abrantes enfatizou que esta edição ocorre em um momento muito importante de discussão sobre recursos para a cultura e sobre sua valorização para o país. “Para nós do DF, é motivo de orgulho estar sediando um evento como este, mas principalmente de responsabilidade em discutir, pensar e lutar pela cultura nacional”, destacou.
Orçamento e a perenidade da Pnab serão abordados em reunião técnica | Foto: Divulgação/Secec-DF
O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fabrício Fernandes Noronha, explica que este encontro é muito significativo, dada a recente aprovação do Orçamento, no Congresso Nacional, e a notícia de um corte na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab). “Precisamos entender as consequências deste corte e buscar a reversão”, disse.
A questão do orçamento e da perenidade da Pnab será abordada pelo fórum em reunião técnica com o secretário especial de Análise Governamental da Casa Civil, Bruno Moretti, e com o secretário-executivo do Ministério da Cultura (Minc), Márcio Tavares.
Mais à noite, o fórum inaugura sede no 2º andar da Biblioteca Nacional. “Após 40 anos conseguimos nos formalizar, estabelecer uma equipe, ter orçamento e, agora, um espaço físico para atuar em Brasília ー graças à parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF)”, enfatizou Fabrício Noronha.
*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Fonte: Agência Brasília