InícioDISTRITO FEDERALFiscalização encontra granja com ratos e ovos sem controle sanitário

Fiscalização encontra granja com ratos e ovos sem controle sanitário

Uma granja clandestina que fornecia ovos a estabelecimentos localizados em áreas nobres de Brasília foi interditada na última segunda-feira (4) durante uma operação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF). A fiscalização resultou na apreensão de 1.228 ovos sem qualquer tipo de inspeção sanitária.

Além da ausência do selo obrigatório, os fiscais encontraram condições precárias de higiene no local, com infestação de ratos, piolhos e pulgas circulando entre os alimentos. A unidade operava sem registro na Seagri-DF, o que é obrigatório para agroindústrias que produzem alimentos de origem animal no Distrito Federal.

Na ação, os agentes emitiram laudo de inspeção, auto de infração, termo de notificação e de apreensão. Os ovos foram descartados por representarem risco à saúde pública.

Segundo a subsecretária de Defesa Agropecuária, Danielle Kalkmann, o registro das agroindústrias é fundamental para garantir segurança alimentar à população. “O controle sanitário começa com a legalização da atividade. É isso que permite rastreabilidade, fiscalização adequada e confiança no que chega à mesa do consumidor”, afirma.

Ela reforça que o VI Encontro Distrital da Agroindústria, que será realizado entre os dias 6 e 8 de agosto, é uma oportunidade para regularizar negócios. “O evento vai reunir especialistas, empreendedores e técnicos da Seagri para tirar dúvidas, orientar e apresentar casos de sucesso. É um passo importante para quem quer se formalizar e expandir o mercado”, diz.

Para obter o registro, o responsável pela agroindústria deve entrar em contato com a Seagri-DF pelos telefones (61) 3349-6803 ou 3272-3650, ou acessar o site oficial. A documentação é avaliada pela Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova) e a liberação depende de vistoria prévia das instalações.

Como denunciar irregularidades

Denúncias sobre estabelecimentos clandestinos ou em condições inadequadas podem ser feitas de forma anônima pelo canal ParticipaDF, no telefone 162 ou pelo site oficial do GDF. É importante fornecer informações detalhadas, como endereço, nome da empresa e o que foi observado.

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA