InícioDISTRITO FEDERALEstudantes vivenciam eleições para representante de turma com urnas eletrônicas

Estudantes vivenciam eleições para representante de turma com urnas eletrônicas

Quase 700 estudantes do Centro Educacional (CED) 11 de Ceilândia participaram, na tarde desta quarta-feira (29), de uma experiência inédita: eleições para representante de turma com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e o Tribunal que tem o intuito de proporcionar um entendimento prático do sistema eleitoral brasileiro.

Estudantes do CED 11 de Ceilândia foram treinados para atuar em diversas funções do processo eleitoral de representantes de turma  | Fotos: André Amendoeira/Ascom SEEDF

Os estudantes foram treinados para atuar em diversas funções do processo eleitoral de representantes de turma, desde eleitores até mesários e candidatos. As urnas eletrônicas foram instaladas na escola e os próprios alunos operaram as máquinas durante a votação. Essa dinâmica permitiu que os jovens vivenciassem todas as etapas de uma eleição real.

“Nosso objetivo é preparar os alunos para o futuro. Eles estão aprendendo na prática como funciona uma eleição e a importância de participar desse processo democrático. Essa vivência pode, no futuro, mudar a história do Distrito Federal quando eles puderem votar oficialmente”

Roberto Matos, professor de geografia

O processo eleitoral seguiu os passos de uma votação oficial. Primeiramente, cada estudante se dirigiu à mesa de votação, onde assinou o caderno de presença confirmando sua identidade. Em seguida, foi encaminhado para a cabine de votação, onde utilizou a urna eletrônica para selecionar seu candidato. Após escolher a opção desejada, o estudante confirmou o voto pressionando a tecla “Confirma” na urna. A apuração dos votos começou a partir das 17h, e o resultado foi divulgado a partir das 18h, simulando o processo de votação oficial.

Para muitos, foi a primeira vez votando, ainda que em um contexto escolar. O estudante do 9º ano, João Paulo Oliveira Cardoso, 14 anos, falou sobre a sua experiência. “Foi a primeira vez que votei e, mesmo sendo uma simulação, senti a importância. Agora entendo melhor como funciona o sistema eleitoral e a responsabilidade que temos como cidadãos”, afirmou.

Para muitos, foi a primeira vez votando, ainda que em um contexto escolar. A ação educativa, além de incluir os estudantes em um processo democrático, também buscou instigar um senso de cidadania e responsabilidade

O professor de geografia, Roberto Matos, destacou a relevância da iniciativa. “Nosso objetivo é preparar os alunos para o futuro. Eles estão aprendendo na prática como funciona uma eleição e a importância de participar desse processo democrático. Essa vivência pode, no futuro, mudar a história do Distrito Federal quando eles puderem votar oficialmente.”

Nicolle Cauanny Moraes, 15 anos, do 9º ano, uma das candidatas a representante de turma, compartilhou suas expectativas e impressões sobre o processo eleitoral. “Estou muito animada com a possibilidade de ser representante de turma. Acredito que podemos fazer muitas melhorias na escola e essa votação mostrou que todos têm voz e podem contribuir para mudanças,” disse.

Ela também comentou sobre a experiência de participar da dinâmica eleitoral. “Foi muito interessante entender como tudo funciona. Desde o treinamento até o momento de votar, aprendi muito sobre a importância de cada etapa do processo e essa será uma experiência que nunca vou esquecer”, destacou.

A ação educativa, além de incluir os estudantes em um processo democrático, também buscou instigar um senso de cidadania e responsabilidade. Com o apoio do TRE, da Secretaria de Educação e do corpo docente do CED 11, os alunos de Ceilândia tiveram a oportunidade de entender como seu voto pode influenciar a comunidade escolar e, futuramente, a sociedade em geral.

*Com informações da SEEDF

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA