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Estudantes transformam cultura de paz em samba-enredo

A música como um instrumento de paz e união entre as pessoas. É o que propõe o projeto Samba na Escola: Celebrando em Clima de Paz, da Escola Parque (EP) 210/211 Norte. Com diferentes alas, assim como em um tradicional desfile de escola de samba, cerca de 250 estudantes desfilaram, nesta sexta-feira (26), pela unidade escolar para reforçar valores como o respeito e a empatia.

Desfile de samba destacou temas da cultura de paz como respeito e empatia | Fotos: Jotta Casttro/ SEEDF

O evento faz parte das ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal para reforçar a paz nas escolas. O projeto Samba na Escola reuniu, além dos estudantes, pais, responsáveis, educadores e gestores da EP 210/211.

Cada ala do desfile trazia um tema e uma coreografia. As meninas da ginástica artística abriam a comissão de frente. Em um só tom, as crianças cantavam: “A semente da paz vou plantar e colher. E na Escola Parque, vou aprender a conviver.”

Antes da apresentação, a escola desenvolveu o tema de forma transversal nas aulas de diferentes disciplinas como artes, educação física, dança e teatro. O foco são os aspectos relevantes de uma cultura de paz nas escolas, como o respeito, a empatia, valores para uma boa convivência em comunidade.

No desfile, diferentes apresentações foram feitas pelos estudantes

A aluna da unidade escolar Ana Souza, 10 anos, conta o que aprendeu com o projeto. “A gente aprendeu que não pode desrespeitar o professor, o amigo da turma, os outros trabalhadores da escola, que temos que ter respeito por todos, saber ouvir e esperar a vez de falar. Também aprendemos mais sobre o ritmo musical, que no caso desse projeto foi o samba”, destacou a estudante.

Em meio às ações promovidas nas escolas da rede pública de ensino do DF, a música emerge como uma poderosa ferramenta para promover um cultura de paz e a união entre os membros da comunidade escolar. Além de ser uma forma de expressão cultural e artística, o ensino da música desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes.

O vice-diretor da unidade, Leandro Francisco dos Santos, destaca o poder da música como um agente de integração social, diminuindo as fronteiras entre os alunos. “Ao participar de atividades musicais em conjunto, os estudantes desenvolvem habilidades de trabalho em equipe, empatia e respeito mútuo”.

Alas do desfile de samba representavam temas trabalhados em sala de aula

Ele explica que o projeto nasceu também para juntar as áreas de conhecimento trabalhadas na escola: “Cada ala dessa escola de samba foi um tema trabalhado em sala. Dessa forma, temos a parte do Cerrado, por exemplo relacionada ao clima e ao meio ambiente, e outras que falam da paz”.

Ações

A Secretaria de Educação do DF, por meio da Assessoria Especial de Cultura da Paz (AECP), está empenhada em desenvolver ações concretas e eficazes para prevenir e combater o bullying nas escolas. Dentre as ações, constam projetos de sensibilização, formação de professores, criação de protocolos de atuação, dentre outros.

A SEEDF reconhece a importância de promover um ambiente escolar seguro e acolhedor, com iniciativas que priorizem o trabalho em rede, de modo a criar uma cultura de respeito, empatia, solidariedade e paz nas comunidades escolares.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Fonte: Agência Brasília

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