InícioDISTRITO FEDERALEstudantes do Setor Habitacional Água Quente recebem cartões do Passe Livre

Estudantes do Setor Habitacional Água Quente recebem cartões do Passe Livre

Estudantes da escola CED Myriam Ervilha no Setor Habitacional Água Quente, que utilizam o transporte público coletivo, receberam, na própria escola, os cartões do Passe Livre Estudantil (PLE).

A emissão e entrega dos cartões foram providenciados pela Secretaria de Transporte e Mobilidade, em parceria com o BRB Mobilidade, atendendo à solicitação da Coordenação da Regional de Ensino do Recanto das Emas.

A emissão dos cartões foi solicitada diretamente à Semob devido à retomada das aulas presenciais. A maioria dos estudantes de Água Quente não dispunha do cartão do PLE e alguns alunos estavam com cadastro desatualizado.

Os alunos usam o transporte público, mas muitos ainda não haviam feito o cadastro para receber o Passe Livre Estudantil  | Foto: Divulgação/Semob

São crianças e adolescentes com pouco mais de 10 anos de idade que moram em diversos condomínios de Água Quente, a quase 30 km do Recanto das Emas. A maior dificuldade era ter de se deslocar para retirar o cartão em um posto de atendimento.

A escola CED Myriam Ervilha atende estudantes do ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos. A maioria mora a 2 quilômetros de distância, mas há alunos que moram longe – até 9 quilômetros da escola.

Os alunos usam o transporte público, mas muitos ainda não haviam feito o cadastro para receber o Passe Livre Estudantil. Após os contatos com a Semob, a escola criou espaço para ajudar e orientar os pais e os alunos.

“Nós criamos um espaço na escola para atender os estudantes que não conseguiam fazer o cadastro pelo link que foi disponibilizado”, explicou o diretor escolar José Aldias Serra.

Segundo ele, mais de 40% dos alunos que receberam os cartões nesta semana fizeram o cadastro com ajuda da escola, porque têm limitações de acesso à internet ou porque não souberam completar o procedimento. “A escola, a Semob e o BRB facilitaram o acesso aos cartões”, afirmou.

A servidora Maria Elisabete Ribeiro tem três filhos que estudam na escola CED Myriam Ervilha. “Conheço a realidade dos estudantes e posso dizer que esta ação foi importante, pois muitos alunos não possuem o passe livre exatamente pela dificuldade de ir até um ponto fazer o cadastro ou retirar o cartão. Para o meu primeiro filho, por exemplo, meu marido teve de ir até a Galeria do Estudante, no Plano Piloto, para retirar o cartão. Desta vez, o cartão foi entregue aqui na escola”, explicou. Os cartões dos filhos de Elizabete foram entregues pelo diretor José Aldias.

A ação na escola de Água Quente durou dois dias. A princípio, seriam entregues 245 cartões, mas logo no primeiro dia, quinta-feira (2), os servidores da Semob e do BRB Mobilidade auxiliaram outros 18 estudantes a preencherem o cadastro.

A quantidade total subiu para 263 cartões entregues durante a ação que foi concluída nesta sexta-feira (3). Os estudantes que desejarem fazer o cadastro do PLE futuramente poderão retirar seus cartões no posto Na Hora de Taguatinga, que fica localizado na QS 03 lote 11, lojas 4 e 8, Pistão Sul.

A subsecretária de controle de gratuidades da Semob, Stephanie Ingrid Amaral, destacou o empenho da Secretaria e do BRB Mobilidade para atender aos usuários de transporte coletivo.

“Devido à grande quantidade de alunos que precisavam do benefício em Água Quente, deslocamos uma equipe de servidores da Semob e operadores do BRB Mobilidade para atender essa demanda”, explicou. Segundo Stephanie, sempre que houver solicitações de regionais de ensino, a Secretaria poderá realizar ações semelhantes.

*Com informações da Semob

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA