InícioDISTRITO FEDERALEstudantes do ensino médio de Planaltina participam da estreia do projeto Fala...

Estudantes do ensino médio de Planaltina participam da estreia do projeto Fala Galera

13/03/2025 às 12:05

Na iniciativa, promovida pela SEFJ-DF, estudantes apresentam as suas demandas nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e segurança e sugestões, que serão encaminhadas aos órgãos do GDF

Por Agência Brasília* | Edição: Ígor Silveira

Planaltina foi a primeira região administrativa a receber o projeto Fala Galera, da Secretaria da Família e Juventude do DF (SEFJ-DF), na tarde desta quarta-feira (13). As palestras foram realizadas nos turnos matutino e vespertino para alunos do Centro de Ensino Médio Pompílio e Centro de Ensino Médio 01 (Centrão), em Planaltina.

Cerca de 300 estudantes puderam apresentar as demandas que a juventude enfrenta nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e segurança. A SEFJ-DF, em parceria com a Secretaria de Educação, planeja levar o Fala Galera para as escolas de ensino médio de todas as regiões administrativas do DF. Ao final do projeto, todas as sugestões de melhorias serão encaminhadas para as secretarias competentes do GDF.

Cerca de 300 estudantes puderam apresentar as demandas que a juventude enfrenta nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura e segurança | Foto: Divulgação/SEFJ-DF

“O Fala Galera é a ponte entre os jovens e o poder público. Durante as dinâmicas, os estudantes debatem as demandas que consideram importantes e as apresentam com soluções de melhorias. O governador Ibaneis Rocha nos deu essa missão de empoderar os jovens e promover a sua voz para as mudanças que realmente precisam acontecer e nada mais justo do que ouvi-los diretamente”, afirmou o titular da SEFJ-DF, Rodrigo Delmasso.

A estudante Letícia Nicássio, do Centro de Ensino Médio Pompílio, avaliou como positiva a iniciativa da secretaria em promover um espaço como o Fala Galera nas escolas. O grupo dela discutiu sobre o tema segurança e ela apontou a importância do reforço da iluminação nas proximidades da escola. “A gente precisa de mais iluminação, pois os estudantes do período noturno se sentem em risco e muitos largam os estudos por se sentirem inseguros”, revelou.

Os professores acompanham todas as palestras e dinâmicas. “Esse projeto é muito importante para os alunos sentirem-se pertencentes ao governo, entenderem como funciona e sentirem que eles possuem voz na sociedade”, destacou a coordenadora do Centrão de Planaltina, Rafaela Marinheiro.

Ao final das apresentações, a secretaria distribuiu a cartilha sobre o Estatuto da Juventude do DF, importante instrumento que assegura os direitos e expressa os deveres dos jovens.

*Com informações da Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SJDF)

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA