InícioDISTRITO FEDERALEstudantes da Escola do Parque da Cidade celebram formatura no ensino fundamental

Estudantes da Escola do Parque da Cidade celebram formatura no ensino fundamental

Em uma manhã repleta de emoção e esperança, a Escola do Parque da Cidade (Proem) celebrou a formatura de 21 jovens que, ao longo de sua trajetória educacional, demonstraram não apenas capacidade intelectual, mas também força, resiliência e superação. Comemorando uma jornada de desafios e vitórias, essa turma é símbolo da reconstrução educacional e socioafetiva que a escola proporciona.

Além de recuperar as aprendizagens e promover um ensino de qualidade, a Proem também é um importante espaço de acolhimento e transformação para jovens em situação de vulnerabilidade e risco social. Tendo como focos a inclusão, o apoio pedagógico e a correção do fluxo de aprendizado, a escola oferece um ambiente seguro e afetuoso, onde cada estudante pode superar as dificuldades que encontrou em sua trajetória escolar.

“Esta cerimônia é o resultado de muito esforço, muita superação e, acima de tudo, de muito amor”, destacou o diretor do Proem, Pedro Filho | Fotos: Mary Leal/SEEDF

Os 21 formandos, sendo seis do ensino fundamental I e 15 do ensino fundamental II, representam o esforço coletivo de jovens que, com o suporte da escola, conseguiram romper barreiras e conquistar a educação como um direito. “Queria agradecer a todos vocês por terem vindo à nossa formatura, pelo privilégio de ter essa formatura, com toda minha gratidão. Gostaria de agradecer, também, em nome dos formandos, a presença de todos: pais, familiares, amigos, pessoal da gestão e funcionários da escola. Vocês são muito importantes em nossas vidas”, disse Anderson da Silva, orador da turma.

Para os formandos de 2024, a celebração não é apenas a conclusão de um ciclo acadêmico, mas também a conquista de uma nova perspectiva de vida. Por meio de rodas de bate-papo e reuniões com as famílias no decorrer de todo o ano letivo, os estudantes participaram ativamente da construção e avaliação do processo pedagógico escolar. Essas interações foram essenciais para fortalecer a rede de apoio que envolve os jovens, suas famílias e a comunidade escolar.

“Parabéns pela força, pelo entusiasmo e por este fim de ciclo. A Regional de Ensino do Plano Piloto faz questão de participar sempre dessas atividades, por ver este cuidado que os gestores têm com a educação. Sucesso para todos vocês, famílias e a comunidade escolar”, parabenizou Sandra Cristina de Brito, titular da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto (CRE/PP).

A proposta pedagógica da Escola do Parque da Cidade vai além da sala de aula. O desenvolvimento de competências socioemocionais é um dos pilares centrais, promovendo não só a aprendizagem cognitiva, mas também a construção da cidadania, da empatia e da cultura da paz. A escola integra as famílias e estudantes nas decisões que afetam a vida escolar, tornando todos protagonistas desse processo de transformação.

A estudante universitária Danielle Liniver encontrou novos caminhos para a mudança, com o acolhimento que recebeu no Proem

“A secretária Hélvia Paranaguá não pôde estar presente, mas nos pediu para carregarmos adiante a mensagem de que vocês todos são honra e orgulho para todos nós. Queremos ver vocês brilhando como o ouro que vocês receberam em 2024″, disse Ana Beatriz Goldstein, chefe da assessoria de Cultura de Paz, da Secretaria de Educação.

“A cerimônia de hoje é resultado de muito esforço, muita superação e, acima de tudo, de muito amor”, destacou o diretor do Proem, Pedro Filho, emocionado, durante a cerimônia. “A superação das dificuldades de aprendizagem, dos desafios socioemocionais e das complexas realidades vividas pelos estudantes são um reflexo de um trabalho pedagógico sólido e de uma rede de apoio que vai muito além dos muros da escola.”

Ao longo dos anos, a escola se destacou pela atenção ao desenvolvimento de cada aluno, respeitando seu tempo e suas necessidades. A busca pela reintegração dos estudantes às unidades escolares regulares é parte do grande objetivo da escola: garantir que todos tenham as mesmas oportunidades de aprender e crescer. A dedicação da equipe pedagógica, unida ao comprometimento dos estudantes e das suas famílias, é o que torna possível essa jornada de transformação.

Os 21 jovens formandos contam com uma bagagem rica de aprendizados, amizades e, principalmente, com a confiança em que são capazes de construir um futuro melhor para si mesmos. Para muitos, essa formatura representa uma nova chance para reescrever suas histórias e criar um amanhã mais promissor.

A celebração de hoje é uma homenagem à perseverança, à educação e, acima de tudo, à esperança. A Escola do Parque da Cidade cumpre sua missão de garantir direitos de aprendizagem e de proporcionar uma educação para a cidadania, que reconhece as diferenças e fortalece as possibilidades de todos. Para cada um dos formandos, esta formatura é um marco na reconstrução de suas vidas e de suas trajetórias.

Para Danielle Liniver, 23 anos, estudante de fisioterapia da UnB, ter estudado por um tempo no Proem a motivou e representou uma mudança de paradigma para a sua realidade. “Ter sido uma aluna daqui e recebido toda a atenção que eu e minha irmã tivemos, com certeza, fez toda a diferença nas nossas formações pessoais e profissionais. Eu e minha irmã buscamos melhorias para as nossas vidas, fomos aprovadas em universidades públicas, dentro e fora do DF, e, agora, vamos poder contribuir para a sociedade”, relatou, entusiasmada.

A jornada de cada jovem da EPC-Proem é uma história de transformação, que inspira não só outros estudantes, mas toda a comunidade. E, no futuro, ao olharem para trás, eles saberão que, juntos, venceram desafios, superaram limitações e chegaram aonde muitos nem imaginavam chegar. E isso, sem dúvida, é motivo para celebrar e, principalmente, para acreditar que o amanhã pode ser ainda mais brilhante.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA