InícioDISTRITO FEDERALEscola de gestão compartilhada de Santa Maria tem cerimônia cívica nesta sexta...

Escola de gestão compartilhada de Santa Maria tem cerimônia cívica nesta sexta (3)

Alunos do Centro Educacional (CED) 416, de Santa Maria, participaram nesta sexta-feira (3) de uma cerimônia cívica. Gestores da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e representantes das forças de segurança estiveram no evento. A escola, que atende 978 alunos nos turnos da manhã e tarde, é a única do modelo de gestão compartilhada de ensino em Santa Maria. O CED 416, assim como o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 507 de Samambaia e o CEF 5 do Gama, fazia parte do programa do governo federal de escolas militares e foram incorporadas ao modelo distrital em 2023.

O Centro Educacional (CED) 416, de Santa Maria, é uma das 16 escolas de gestão compartilhada do Distrito Federal | Fotos: Divulgação/SSP-DF

“Eventos como este aproximam a segurança pública da comunidade escolar e oferecem uma chance de entendermos a realidade em que vivem. É uma forma de compartilhamento mútuo de experiências”, relata o secretário-executivo de Segurança Pública, Alexandre Patury. No momento cívico, a banda de música do Corpo de Bombeiros (CBMDF) foi responsável por executar o Hino Nacional.

Subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada, o coronel Alexandre Ferro explicou a importância do evento: “Os momentos cívicos nas escolas de gestão compartilhada são oportunidades para cultuar valores como ética, honestidade, civismo, patriotismo, respeito, responsabilidade e disciplina. Atividades como essa são muito importantes no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo com a socialização e com a disciplina”.

A banda de música do Corpo de Bombeiros (CBMDF) foi responsável por executar o Hino Nacional no momento cívico

A escola integra o projeto das escolas de gestão compartilhada (EGCs), que é fruto de uma parceria entre SSP-DF e a Secretaria de Educação (SEEDF) para a realização de ações conjuntas. O objetivo é proporcionar uma educação de qualidade, bem como construir estratégias voltadas à segurança comunitária e ao enfrentamento da violência no ambiente escolar, promovendo uma cultura de paz e o pleno exercício da cidadania.

Atualmente, há 16 escolas de gestão compartilhada no Distrito Federal. O modelo tem como fundamento a confiança da comunidade escolar, que garante aos jovens e professores tranquilidade para exercer plenamente as atividades pedagógicas.

Confira abaixo as escolas públicas do DF que participam da gestão compartilhada.

→ Centro Educacional 3 de Sobradinho
→ Centro Educacional 308 do Recanto das Emas
→ Centro Educacional 1 da Estrutural
→ Centro Educacional 7 de Ceilândia
→ Centro Educacional 2 de Brazlândia
→ Centro Educacional Condomínio Estância III, de Planaltina
→ Centro Educacional 1 do Itapoã
→ Centro de Ensino Fundamental 19 de Taguatinga
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Núcleo Bandeirante
→ Centro de Ensino Fundamental 407 de Samambaia
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Riacho Fundo II
→ Centro de Ensino Fundamental 1 do Paranoá
→ Centro de Ensino Fundamental 4 de Planaltina
→ Centro de Ensino Fundamental 507 de Samambaia
→ Centro de Ensino Fundamental 5 do Gama
→ Centro Educacional 416 de Santa Maria.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)

Fonte: Agência Brasília

Últimas Notícias

MAIS LIDAS DA SEMANA