Um dos esportes mais populares dos Estados Unidos, o futebol americano também tem uma legião de fãs no Brasil. Inclusive, há aqueles que, mais do que acompanhar a NFL, a liga norte-americana, gostam de praticar o esporte. Para esses atletas, uma boa notícia: o Brasília Wizards, equipe da capital federal, fará uma seletiva neste fim de semana em busca de novos jogadores para reforçar seu elenco.
Durante a seletiva neste sábado (12), treinadores e jogadores da equipe vão apresentar os fundamentos do futebol americano — para que mesmo os iniciantes possam participar — e, depois, irão avaliar os participantes com base no desempenho físico | Foto: Divulgação
A seletiva ocorre neste sábado (12), às 15h30, atrás da Unidade Básica de Saúde (UBS) 02 do Guará, no gramado ao lado da pista de motocross. Podem participar homens de qualquer idade — os menores de 16 anos, se aprovados, serão encaminhados a uma equipe específica. Não é necessário ter experiência prévia no esporte. A inscrição para o processo é gratuita e deve ser feita por meio de um formulário disponível no Instagram oficial do time.
“O futebol americano está se tornando cada vez maior no Brasil, nós já temos a maior base de fãs fora dos Estados Unidos, é um esporte completamente encantador, quem tem contato uma vez já se apaixona. O único risco é não querer largar mais”
Marcus Ramos, head coach da Brasília Wizards
Não há limite de vagas. Durante a seletiva, treinadores e jogadores da equipe vão apresentar os fundamentos do futebol americano — para que mesmo os iniciantes possam participar — e, depois, irão avaliar os participantes com base no desempenho físico. “A gente vai fazer alguns testes físicos e o foco não é excluir ninguém, é ver o perfil, se a pessoa está apta para atividade física, e encaminhá-la para a posição mais adequada no futebol americano”, explica o head coach da equipe, Marcus Ramos, o Mavir.
“O futebol americano está se tornando cada vez maior no Brasil, nós já temos a maior base de fãs fora dos Estados Unidos, é um esporte completamente encantador, quem tem contato uma vez já se apaixona. O único risco é não querer largar mais”, convida Mavir.
Apoio
O Brasília Wizards foi fundado em 2016 por cinco atletas que integravam o elenco de uma outra equipe, mas que decidiram se juntar para criar um novo time voltado ao flag football, modalidade do futebol americano sem contato. Desde então, o projeto vem se fortalecendo, com foco no desenvolvimento técnico, na difusão do esporte no Distrito Federal e na criação de um ambiente acolhedor para todos os perfis de atletas. Os treinos são feitos às terças-feiras, às 19h30, e aos sábados, às 15h30.
A equipe conta com apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Esporte e Lazer. Foi graças ao aporte do programa Compete Brasília que os Wizards conseguiram participar de jogos do Campeonato Brasileiro fora de casa.
“O Brasília Wizards é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas e abrir portas para os nossos atletas. Por meio do Compete Brasília, conseguimos apoiar projetos como esse, que representam o Distrito Federal em competições de alto nível e ajudam a fortalecer o cenário esportivo local. Investir no Wizards é acreditar no talento, na disciplina e no futuro dos nossos jovens”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.
Fonte: Agência Brasília