Quem passar perto do palácio do Buriti nos próximos dias vai se deparar com um cenário diferente: estacionamentos bem mais iluminados e vias mais seguras, fruto da ação de revitalização do Parque de Iluminação Pública da área.
O Programa de Eficientização da Iluminação Pública do Distrito Federal, promovido pela Secretaria de Obras do GDF e a CEB, vem substituindo as luminárias de vapor metálico por modelos em LED em diversas Regiões Administrativas do DF. O programa já modernizou a Iluminação Pública de vias em Santa Maria, Ceilândia, Samambaia, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirantes, Sobradinho, Águas Claras, Asa Norte, Guará e Taquari.
No caso da revitalização do entorno do Palácio do Buriti, iniciado no último sábado (3), o principal objetivo é oferecer mais segurança às milhares de pessoas que transitam na região diariamente, inclusive ao número expressivo de servidores que trabalham nos órgãos públicos localizados na área e que se deslocam para as avenidas N1 e S1 ao final do expediente, no trajeto de volta para suas casas.

Segundo André Clemente, Secretário de Economia do GDF, além da iluminação em LED oferecer mais segurança aos transeuntes, ainda valoriza o Palácio do Buriti. “Essa área não deixa de ser o ponto central da gestão pública distrital, bem no coração de Brasília. A nova iluminação vai oferecer mais tranquilidade para os nossos servidores que circulam por aqui e uma vista bem mais bonita do Palácio, patrimônio arquitetônico de Brasília”, comentou.
Edison Garcia, presidente da CEB, lembra que a busca de mecanismos para aumentar a eficiência tem sido palavra de ordem da atual gestão do GDF. “Quando se investe em modernização e eficiência, se promove economia dos recursos públicos em curto, médio e longo prazo. As lâmpadas de LED são um bom exemplo disso: têm poder de iluminação bem mais potente do que as lâmpadas tradicionais, durabilidade maior e consome em média 40% menos energia. Esses valores economizados, por sua vez, podem ser revertidos em outras melhorias no DF, e quem sai ganhando é a população”, disse.
A ação de eficientização da Iluminação Pública do Palácio Buriti prevê a instalação de 49 lâmpadas de LED de 160W e 84 modelos de 280W, com o investimento de R$ 136.906,16, e deve ser finalizada ainda no mês de outubro.
- Com informações da CEB